domingo, 8 de julho de 2012

Cortejo com imagem de Nossa senhora de Nazaré mobiliza Expocatólica


A 9ª edição da Expocatólica, que acontece desde a última quinta-feira (05) e será encerrada neste domingo, no Expocenter Norte, em São Paulo, contou com um estande do Governo do Pará, representado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), onde a temática principal era o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O evento reuniu cerca de 200 expositores de todo o Brasil, com produtos e serviços voltados para o público católico.

A intenção do estande foi divulgar a grande festa da Rainha da Amazônia para que possa aumentar a demanda turística durante o período do Círio. O religioso é um dos ramos turísticos que mais tem crescido nos últimos anos em todo o mundo e Belém se insere neste crescimento, tendo o Círio como uma grande vitrine para o estado, fazendo com que os visitantes voltem em outras épocas do ano, para conhecer os demais atrativos do estado.
Entre os milhares de visitantes que passaram pela Exppocatólica, muitos fizeram questão de visitar o estande paraense para, inclusive, levar uma lembrancinha do Pará ou posar para uma foto ao lado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que atraiu muitas atenções desde o início da feira.

O evento também foi oportunidade para o estreitamento de relações entre operadoras de turismo religioso que já operam ou desejam passar a operar no estado. Para isso, o Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes cumpriu uma agenda de reuniões para o fortalecimento de importantes contatos que devem atrair turistas ao Pará, graças à visibilidade proporcionada pelo Círio.

Entre os compromissos mais importantes, o secretário participou de uma reunião, juntamente com o gerente de relações nacionais da Paratur Carlos Figueira, (representando, no momento, a presidente da Paratur, Socorro Costa), com o padre Valdeir Goulart, do Comitê da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Fábio Castro, da Promocat, empresa responsável pela organização da Expocatólica.

O objetivo desta reunião foi começar as tratativas para a participação do Pará na no evento em 2013, que servirá de apoio à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 2 milhões e meio de jovens de todo o mundo. “O Círio de Nazaré é um momento fantástico de demonstração de fé que o estado vem ‘ensaiando’ há mais de 200 anos no segundo domingo de outubro, pelas ruas de Belém e nós fazemos questão de divulgar essa devoção”, afirmou o secretário. “Nós queremos que o Pará esteja presente na 10ª Expocatólica não apenas como um simples expositor em um estande, mas como uma grandiosa atração. Queremos poder dizer que somos parceiros do Pará e que o Círio é um dos maiores atrativos do evento”, enfatizou Fábio Castro.

Coroando a participação do Pará na Expocatólica, no penúltimo dia do evento, foi realizado um cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que fez os participantes se mobilizarem em uma mini romaria onde se pode sentir um pouco do clima do Círio de Nazaré. A imagem foi conduzida em um andor pelo espaço da feira, acompanhada por integrantes da fraternidade Arautos do Evangelho e do Padre José Maria Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil. Adenauer Góes conduziu a bandeira do Pará e ao final da romaria, Nossa Senhora foi homenageada com uma apresentação do pianista e Superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, e da soprano Dione Colares, que interpretaram canções alusivas ao Círio. A romaria emocionou os participantes da feira por onde passou.


Texto e fotos: Fabrício Coleny – Paratur GECV

Nenhum comentário:

Postar um comentário