segunda-feira, 18 de junho de 2012

Formalização de contratos para executar PEQTUR será feita na abertura da FITA

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) formalizará durante a abertura da 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, na próxima sexta-feira, dia 23, a assinatura de contrato com as entidades selecionadas por meio de edital no mês de maio para execução das ações do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTUR). De acordo com Adenauer Góes, secretário de Turismo do Estado do Pará, o PEQTUR vai qualificar até 2015 mais de 10.500 pessoas que atuam direta e indiretamente na área do turismo nas seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica e Xingu.
A assinatura que aconteceria nesta quarta-feira, dia 20, na sede da Paratur. Será formalizada durante a cerimônia oficial de abertura da FITA, que acontecerá às 9h30, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia. Os contratos serão assinados pela a presidente da Paratur, Socorro Costa e representantes das entidades selecionadas: Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (ABRADESA), que vai executar a qualificação em Belém e no Marajó; a Associação Brasileira de Recursos Humanos (APRH), responsável pelos cursos a serem realizados nas regiões turísticas Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), executor da qualificação nas regiões turísticas Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins; e o Instituto Vitória Régia (IVR), que qualificará nas regiões de Belém e Amazônia Atlântica. Participarão também, representando o Governo do Estado, o Senhor Sidney Rosa, Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), além de representantes das Secretarias Municipais de Turismo, do trade turístico e dos trabalhadores atendidos pelo Programa.
O PEQTur é um dos mecanismos do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará - Ver-o-Pará, que tem como premissa o desenvolvimento de ações de qualificação profissional capazes de possibilitar melhorias do setor de turismo no Estado, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local.
A meta total para o período de 2012 é qualificar 2.640 profissionais, entre empresários e comunidades da área urbana e rural de 19 municípios paraenses, nos segmentos de transporte, gestão, receptivo, hospedagem, entretenimento, hotelaria, gastronomia, artesanato entre outros, melhorando dessa forma a qualidade dos serviços turísticos no Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário