Empresa portuguesa líder de mercado há 62 anos, a transportadora TAP-Air Portugal, proporciona uma porta privilegiada de entrada e saída de passageiros da Europa, permitindo ligações com os demais continentes. No Brasil é a companhia européia líder, com dez destinos diretos e 74 vôos semanais. Para entreter o público que todos os dias utiliza seus serviços, a TAP criou uma publicação mensal que é distribuída gratuitamente a todos os passageiros durante os vôos, com tiragem de 65.000 exemplares. Além dos passageiros, a Revista Up também é enviada para todos os escritórios e delegações da empresa e operadores que atuam no ramo do turismo.
Atendendo ao convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dois jornalistas da revista devem visitar Belém e o Marajó (Soure e Salvaterra) para compor uma matéria que será o tema da capa e mais 30 páginas da edição especial do mês de julho próximo. A intenção da Paratur é a divulgação dos locais, com a finalidade de inserir o destino turístico do Pará nos mercados prioritários nacional e internacional. O receptivo da revista UP Magazine insere-se no Programa de Press Trip da Paratur, criado em 2004, executado pela Gerência Geral de Marketing. Para tanto são promovidas viagens de familiarização com profissionais de veículos especializados (press trip’s), a fim de estimular a divulgação e a visibilidade dos roteiros turísticos em seus principais segmentos, com foco especial na cultura e natureza.
As visitas proporcionam a vivência da experiência local para avaliar o destino antes de escreverem suas matérias que podem gerar mídia espontânea positiva divulgando o Pará entre as opções de destinos a serem visitados. Só em 2011 mais de 200 jornalistas conheceram o Pará através do referido programa, que conta com apoio de restaurantes, hotéis, agências de viagens, guias de turismo, empresas de transporte turísticos e outros, e é executado pela Gerência de Comunicação Virtual (GECV), com apoio das gerências de Assuntos Nacionais (GEAN) e de Assuntos Internacionais (GEAI). Em 2012 já visitaram o Pará mais de 60 profissionais especializados, entre eles de veículos de vários estados brasileiros, da França e Coréia do Sul.
O roteiro oferecido aos jornalistas de Portugal inclui visitas aos principais pontos turísticos de Belém como o Bosque Rodrigues Alves, Museu Histórico do Estado do Pará-MHEP, Museu do Círio e Igreja do Carmo e Complexo Ver-o-Peso, além da possibilidade de experimentar das iguarias da culinária tradicional paraense.
Na segunda etapa da visita eles seguem para os municípios de Soure e Salvaterra, no pólo turístico do Marajó, onde poderão visitar as fazendas e praias locais, além de fazer um passeio em uma trilha ecológica, conhecer a Associação de artesãos e assistir a um show com as danças locais. De volta a Belém, a visita segue por outros atrativos da capital, como o Theatro da Paz, a Basílica Santuário de Nazaré, o Museu Paraense Emílio Goeldi, Parque da Residência e o distrito de Icoaraci.
A equipe de jornalistas estará acompanhada de um guia de uma agência de turismo e um técnico da Paratur, que darão as devidas orientações e informações sobre o roteiro.
Texto: Fabrício Coleny - GECV Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário