Os diversos segmentos turísticos do Pará vão contar com espaço diferenciado na 6ª versão da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA 2012), que acontece de 21 a 24 de junho, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Este foi um dos principais assuntos da pauta da 64ª Reunião Ordinária do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), que aconteceu na última terça-feira (29), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
Foi a primeira reunião do Fomentur depois que Adenauer Góes foi nomeado, em abril, titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Socorro Costa presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur ). O evento contou com a participação das mais de 30 entidades que representam o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada no Fórum, onde uma das principais temáticas foi a participação na Fita dos seis pólos turísticos paraenses: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu.
Adenauer Góes abriu a reunião, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, explicando o processo de criação e implementação do Sigetur – Sistema Estadual de Gestão do Turismo, que inclui a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Paratur, agora com a missão de promoção, divulgação e marketing e o Fomentur, com um papel de assessoramento. Em seguida apresentou aos membros da entidade e convidados Socorro Costa como a nova presidente da Paratur. “Ela é administradora, especialista em gestão pública e veio somar conosco com a experiência que possui”. Explicou Adenauer Góes, ao afirmar que o “Ver-o-Pará” - Plano Estratégico de Turismo do Pará, está sendo o direcionador de todas as ações, programas e projetos elaborados para mudar os rumos do Pará, a partir do crescimento do turismo, até 2020.
A nova presidente da Paratur, por sua vez, falou da satisfação que é poder contribuir com o setor do turismo ao lado de Adenauer Góes, que já vem conduzindo ações importantes. O compromisso dos dois foi assumido com o trade visando fortalecimento, fomento, promoção e marketing do turismo como ferramentas de execução da política pública do turismo, que é prioridade do Governo do Estado. “Tenho 27 anos de experiência na gestão pública e na iniciativa privada e “ vim para somar”. Garantiu Socorro Costa, ao complementar que pretende atender aos anseios apresentados pelos segmentos representados no encontro. “Setur e Paratur caminham juntos com o mesmo objetivo: o fortalecimento do turismo como meio de desenvolvimento da economia do estado, trazendo com isso a geração de emprego e proporcionando cidadania”. Enfatizou Socorro Costa.
FITA 2012 – Este novo cenário do turismo é marcado também pelo mais importante evento de comercialização e promoção do turismo da Amazônia, com a realização da FITA 2012. Durante a reunião do Fomentur, os participantes puderam conhecer as novidades deste ano para a feira, onde os municípios terão oportunidade de expor seus atrativos, além dos empreendedores do setor de turismo exporem seus produtos ao mercado nacional e internacional, graças à visibilidade que o evento proporciona.
A gerente geral de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, explicou que o projeto arquitetônico e visual da Fita é todo direcionado pelo “Ver-o-Pará”, que sugere a cor do açaí como uma das mais representativas do turismo paraense e dá significado turístico a ícones das culturas marajoara, tapajônica e araguaia. “É importante que possamos compreender o Plano para prepararmos os nossos produtos. É preciso saber como vamos vender esses produtos.”. Disse Jacqueline, ao explicar que nesta edição da Fita, que é bienal desde 2002, não haverá custos para os municípios. “O governo do Estado fez este esforço e os custos dos espaços do institucional dos pólos será responsabilidade da Setur e Paratur”. Afirmou Jacqueline.
João Lima Pinheiro, Secretário de Turismo de Soure, afirma que a Fita será uma excelente oportunidade de aproximação entre o trade. Representante do pólo Marajó, ele informou que deve difundir e incentivar a participação dos demais municípios no evento: “Vamos nos articular com a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) para mostrar a importância da Fita aos municípios”, informou.
O representante do pólo Tapajós, Éder Pantoja, Secretário de Turismo de Santarém, considera a Fita um momento de fortalecimento da região. “Santarém é a porta de entrada do pólo Tapajós e através de lá podemos incentivar também o crescimento do turismo nos demais municípios”, afirmou. Éder, que há cerca de dez anos trabalha na secretaria de Turismo de Santarém, lembrou que a divulgação antecipada da Fita, ajuda os pólos a garantir a participação de um número maior de municípios.
Raul Kós, secretário de Turismo de Salinópolis, representante do pólo Amazônia Atlântica, vê nas novidades apresentada para a Fita deste ano uma proposta mais “representativa e intimista no sentido de incentivar a integração entre os empreendedores locais e os operadores de turismo”, enfatizou, ao tomar conhecimento que este ano Paratur e Setur, além de operadores e agentes de viagens também estão convidando organizadores e realizadores de feiras, congressos, encontros e outros eventos de diversas áreas, como a saúde, contabilidade, judiciário, etc.
BOLSA DE NEGÓCIOS – Jacqueline Alves informou que um dos maiores atrativos da feira será a “Bolsa de Negócios, espaço destinado à comercialização dos produtos turísticos dos 144 municípios do Pará, cujos segmentos mais fortes são cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. “No espaço o setor empresarial poderá discutir estratégias para aumento do fluxo turístico ao Estado”, informou. E complementou enfatizando que será um momento especial para fazer com que o público da feira compreenda a implementação do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, “Ver-o-Pará”, lançado no ano passado pelo Governador Simão Jatene e que aponta dois eixos prioritários de investimento no setor de turismo, visando a promoção do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência de mercado; e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas de turismo. O Plano envolve nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing.
AGENDE-SE – A FITA 2012, que reúne representações empresariais e governamentais de todos os países amazônicos, vai acontecer de 21 a 24 de junho no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Entre as estratégias que vão fortalecer o evento está o foco na comercialização de produtos turísticos, demanda apontada pelo Plano Estratégico de Turismo, fator que vai exigir dos realizadores captar para o evento buyers (compradores) e suppliers (vendedores) dos produtos turísticos do Pará. “A Fita é uma estratégia de promoção, divulgação e comercialização dos produtos turísticos do Pará que fortalece a presença do Pará enquanto destino prioritário na Amazônia junto aos mercados nacional e principalmente internacional”. Afirmou Adenauer Góes, que avaliou como positiva a primeira reunião do Fomentur após as mudanças realizadas pelo Governador Simão Jatene relacionadas à questão do turismo, com a criação da Setur. “Com esse contato entre nós, os setores passam a compreender melhor o significado das ações de governo ao fortalecer a gestão pública no setor do turismo, o que na prática dá mais segurança ao mercado como um todo, em âmbito local e externo, de maneira a abrir novas frentes de negócios com nichos diferenciados, sendo no lazer, na captação de eventos e também com foco no mercado consumidor de maneira geral”. Concluiu.
Texto: Fabrício Coleny e Benigna Soares - GECV Paratur
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