quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Assembléia Legislativa aprova secretaria de turismo do Pará


Aprovado em primeiro turno no final da manhã desta quinta-feira, dia 15, na Assembléia Legislativa, o projeto de lei que cria a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, apresentado no último dia 11 de novembro a  toda a sociedade paraense pelo governador Simão Jatene, que na oportunidade lançou o Plano Estratégico do Turismo do Pará, nova marca e novo site promocional do turismo. 
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, defensor do projeto, comemorou o resultado da aprovação que contou com o voto de 35 deputados presentes na Casa das Leis. 
“Agora temos aprovado pela Assembléia e à disposição do governador para sancionar o Sistema de Gestão Pública do Turismo do Estado do Pará. É um momento para se festejar e a partir de agora colocar  em prática o planejamento que já foi lançado, com o Plano Estratégico do Turismo do Pará. Está lançado também  o pacto da gestão pública, do empresariado, da sociedade em geral pelo turismo”. Diz Adenauer, ao explicar que o Plano, denominado “Ver-o-Pará”,  contempla nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing.

Adenauer, que antes de apreciar a votação participou de uma sessão extraordinária liderada pela deputada Cilene Couto, com a temática do turismo, fez questão de destacar a importância do empresariado, dos gestores municipais, das lideranças políticas, entidades de turismo e da sintonia entre todos os setores para que de fato o turismo aconteça. ‘Não é o Plano ou a secretaria que vão fazer com que o turismo dê certo. “É o conjunto de ações que podemos realizar a partir dessa sintonia”. Disse Adenauer, ao explicar que, além da secretaria, a Companhia Paraense de Turismo continua nesse novo sistema, com a missão de promover e divulgar o turismo paraense no cenário nacional e internacional a partir de estratégias de marketing. Destacou ainda o papel do Fórum Estadual de Desenvolvimento do Turismo do Pará  (Fomentur) que congrega mais de 40 entidades, órgãos, instituições e outros ligados direta e indiretamente ao turismo nesse novo sistema.
O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro, fez questão de enaltecer a sessão extraordinária, na qual entregou diplomas de reconhecimento pelos excelentes serviços prestados ao turismo brasileiro ao presidente da Paratur, Adenauer Góes e a Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR). “O turismo hoje é a esperança do Pará. Sabemos que cada litro de água é muito valorizado pelo mundo e temos aqui essa e muitas riquezas importantes”. Disse Pioneiro, que no plenário defendeu o projeto da secretaria como de suma importância para o desenvolvimento do Estado.
A deputada Cilene Couto, presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa (ALEPA), lembrou que o Pará detém 49% dos recursos  sustentáveis da Amazônia e que  “em um ano o Pará voltou a ser divulgado nas principais feiras de turismo internacionais e nacionais, graças ao modelo de gestão do presidente da Paratur, Adenauer Góes. Enalteceu trabalhos como do Sindicato de Guias de Turismo (Singtur), Sindicato de empresas de Turismo do Pará (Sindetur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet- Pará), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Pará), e especialmente da Paratur e do empenho do governador Simão Jatene para que o turismo voltasse a ser prioridade. 
Foi unânime entre os participantes da sessão extraordinária e posteriormente da plenária que aprovou o projeto da secretaria o reconhecimento ao trabalho de Adenauer Góes entre 1999 e 2006 e agora em 2011 para o desfecho que o turismo paraense está alcançando.  Roseneide Farias, deputada estadual que tem um trabalho direcionado ao município de Benevides, entre outros municípios, elogiou a aproximação da Paratur, graças a esse modelo de gestão, do projeto Natal de Benevides.  “Votei a favor e é  de suma importância que se tenha a secretaria. Acho até que já devia existir.  Benevides hoje está em festa, é a cidade do natal da Amazônia.  Esta secretaria vai dar cada vez mais suporte a esse projeto e a todos os municípios do Pará”. Comemorou Roseneide.
O deputado Bira Barbosa também elogiou o momento de fortalecimento do turismo paraense. “O governador Simão Jatene tem um olhar não só no presente, mas também no futuro e percebeu o quanto é importante o turismo para nosso Estado”. Disse Bira, ao elogiar o lançamento do Plano Estratégico de Turismo e o projeto de lei que cria a secretaria, expressando concretamente que o turismo é uma prioridade no Pará.
Além desse novo Sistema de Gestão Pública do Turismo, como denomina Adenauer Góes o conjunto de ações e projetos do setor, o Pará, que atualmente recebe um fluxo superior a 600 mil turistas ao ano, tem boas expectativas de investimentos, a exemplo dos US$ 40 milhões que estão sendo negociados pela Paratur junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, recursos a serem investidos no fortalecimento dos seis pólos turísticos do Pará, contemplando os 144 municípios paraense, com destaque aos pólos Belém, Marajó e Tapajós. Parte do plano vai contemplar o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTUR), que de 2012 a 2015 vai qualificar em 68 municípios  na área do turismo  10.280 trabalhadores, empresários e gestores na cadeia produtiva do turismo em 68 municípios do Pará, complementando os mais de 1300 que já foram qualificados este ano através do Plano Emergencial de Qualificação em 15 municípios.
Aprovado em primeiro turno na Alepa o projeto de lei que cria a Secretaria de Turismo agora depende de uma última sessão para aprovação do texto final da lei, a ser sancionada pelo governador Simão Jatene.
BENIGNA SOARES – ASCOM PARATUR
Fotos : Jefferson Castagna – Ascom paratur



Nenhum comentário:

Postar um comentário