Vai ao ar nesta sexta-feira (18), logo após a novela Vidas em jogo na TV Record,o programa Câmera Record gravado no Pará. A equipe, sob o comando da repórter internacional Catarina Hong, diretora de externa Marcia Regina, cinegrafista José Straceri, auxiliar Ronaldo Alves, gravou em alguns municípios da região nordeste do estado como Castanhal, Marapanin, Maracanã (Algodoal), Salinópolis e Belém entre os dias 22 de outubro a 3 de novembro.
A produção contou com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), através do gabinete e da Gerência de Comunicação. Também apoiaram a equipe a prefeitura e o hotel Privê do Atalaia, em Salinas, diretoria de Cultura de Mararanim, hotéis Sagres e Spar Martan & Hotel, em Belém.
O assistente de gestão em turismo da Paratur, Antônio Epifânio, que acompanhou a equipe desde sua chegada à Belém, conta que as reportagens tinham o objetivo de mostrar histórias interessantes de pessoas da região. “Eles queriam mostrar pessoas que representassem cada região, que fossem inusitadas, além de mostrar as belezas naturais de cada lugar”, conta ele.
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, falou da importância da parceria dos meios de comunicação para divulgar o Pará. “É de fundamental importância podermos contar com iniciativas como esta da TV Record, para divulgarmos de forma positiva o Pará, seja nos seus aspectos turísticos seja mostrando o povo receptivo e cativante que temos aqui”. Agradeceu Adenauer.
A equipe começou as gravações pelo município de Castanhal, com apoio da Fundação Cultural de Castanhal, FUNCAST, onde teve uma conversa descontraída com o rei do tecnobrega, Jurandir Freire, autor de alguns sucessos do gênero como “Marmita” e “Chico Preto”. Catarina Hong, que esteve em Marapanim, berço do carimbó, conversou com Chico Braga, mestre de carimbó, que apesar dos poucos recursos, é bastante reconhecido pela sua música em Algodoal, no município de Macaranã. Às margens de Marudá a equipe gravou obras do mestre com música e coreografia do Grupo Flor do Mangue.
Em Salinópolis a equipe encontrou uma das adolescentes mais altas do Brasil. Elizane Silva, 16 anos, 2m30cm de altura, tem dois sonhos: ser modelo profissional e conhecer a também modelo e apresentadora da Record, Ana Hickman. Sonho que o Câmera Record vai dar uma força para se tornar realidade.
Lá também a bela praia do Atalaia serviu de cenário para as filmagens, que vão revelar os encantos daquela região banhada pelo oceano Atlântico, que dá significado à nomenclatura do pólo turístico Amazônia Atlântica.
“A gente escolheu o Pará principalmente pela questão do litoral do Brasil e daquele Estado, no sul e sudeste ainda pouco explorada. Além das riquezas naturais, lá tem personagens com excelentes histórias para contar. Isso é muito importante para nosso telespectador. Vamos costurando o programa com as ricas histórias dessa pessoas. São histórias bonitas e de superação”. Explicou Mateus Bueno Munin, produtor do Câmera Record.
Na capital, Belém, a reportagem da Record falou com o primeiro time de futebol de anões do Brasil, os “Gigantes do Norte”.
O Câmera Record é um programa jornalístico no estilo documentário que tem uma das melhores audiências da emissora .É apresentado por Marcos Hummel, e têm transmissão para mais de 170 países.
Por: Wanderson Curcino - Ascom Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário