Com o objetivo de fortalecer o segmento turístico, o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, denominado “Ver-o-Pará”, foi lançado pelo governador Simão Jatene e pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, na noite de sexta-feira (11), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Na presença da secretária Nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, e de diversas autoridades estaduais e municipais, o governador também assinou um Termo de Compromisso para criação da Secretaria de Turismo do Estado do Pará.
“Hoje, ao apresentarmos esse plano estratégico para o turismo, temos a oportunidade de vermos nosso potencial e também nossos desafios. Ao assinar a criação da Secretaria de Turismo, não faço simplesmente para criar mais um órgão, e sim para que seja um instrumento concreto de viabilização do turismo neste Estado. Agora o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa, e não tenho dúvida que, de forma rápida e eficiente, os parlamentares deverão aprová-lo”, afirmou o governador.
Resultado de um trabalho realizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, Adenauer Góes destacou que o plano “Ver-o-Pará” surge como norteador das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo paraense, como ferramenta de geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos que estão ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva.
"O plano contempla uma série de questões, desde as emergenciais, que já começaram a ser postas em prática desde agosto deste ano, até as nossas metas, a serem alcançadas nos próximos anos. Ele fortalece a gestão pública do turismo, a fim de que o Pará dê passos largos rumo ao desenvolvimento, e ainda consolidará o turismo como uma atividade produtiva, capaz de gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade”, reiterou o presidente da Paratur.
A secretaria Isabel Mesquita disse que o plano é lançado em um momento importante para o turismo paraense. "Esse tem que ser o momento da Região Norte no país, para avançarmos. Fiquei muito feliz com a nova missão que o ministro Gastão Vieira (Turismo) me reportou e, com certeza, esse plano apresentado hoje será uma espécie de guia e me ajudará muito nesse trabalho", declarou, referindo-se ao Programa de Aceleração do Turismo, que deverá ser elaborado pelo governo federal.
Metas – Originalidade, criatividade e sustentabilidade. Estes são os conceitos que passarão a integrar a marca do turismo no Pará. Apresentado por Patrícia Sevilha, diretora da Chias Marketing, responsável pela coordenação na elaboração do plano, o principal objetivo do “Ver-o-Pará” é gerar renda e bem estar.
Com atuação estratégica, a meta é crescer 10% até dezembro de 2012 e, a partir do segundo ano, chegar a 15%. “Na primeira fase, de 2012 a 2014, teremos o que nominamos de Avança Pará’, que são as ações para estruturar o turismo e nos posicionar no cenário, e de 2015 a 2020 a ‘Consolidação do Pará’ como liderança na Amazônia”, explicou.
Outra meta é aumentar a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano, assim como o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas. Para isso, será necessário que o orçamento para o setor seja triplicado em 2012 e, proporcionalmente, reduzido nos anos seguintes. Entre as principais ações do plano está a melhoria na qualidade dos produtos que o Pará oferece.
Ferramentas – Também foram lançados o novo site promocional do turismo (www.paraturismo.pa.gov.br), juntamente com a nova marca turística do Pará. As novas ferramentas darão identidade aos produtos comercializados, que carregam o slogan “Pará: Obra prima da Amazônia”.
Produzida pela empresa Griffo Comunicação na cor do açaí, a logomarca une traços das culturas marajoara, tapajônica e xinguara, além de agregar a natureza amazônica, para sintetizar os atributos do Pará. Já o novo site é uma parceria da Paratur e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e estará disponível nos idiomas português, inglês, espanhol, francês e japonês.
Outra característica do site será a atualização automática de notícias ligadas ao turismo, por meio da Agência Pará de Notícias, mantida pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Por: Benigna Soares - Ascom Paratur
Por: Benigna Soares - Ascom Paratur



Parabéns Benigna pelo belo texto e a todo o povo de amigos que trabalham na Paratur!!!
ResponderExcluirEspero que o Plano "Ver-o-Pará" e a criação da secretaria possam realmente alavancar e fortalecer o turismo em nosso estado, tão carente, de atenção e compromisso pelo Governo do Estado nos últimos anos!!!
Um grande abraço a todos,
Israel
Que a secretaria de turismo, possa implementar novos projetos, tão carentes de atrativos em nossa região. Uma das metas é "originalidade, criativida e sustentabilidade" sendo assim, porque não adotar um compromisso com a implementaçao do CAMPISMO em nosso estado. Prática amplamente difundida em outras regiões (menos na região norte) com campings municipais, estaduais e federais. Quando você implementa uma atividade, acaba criando um segmento, como: lojas especializadas, vestuário, alimentação, profissionais da área, campings, etc. Gerando receita para o estado. Ganha todos. empresários, campistas (mochileiros)!! O turismo não é só de negôcios e eventos. Estamos na Amazônia, e o ecoturismo, turismo rural? É hora de acrescentar, mudar!! A ideia é criar um camping estadual. Parabéns pela iniciativa, que a secretaria nos dê, bons frutos.
ResponderExcluirAbraços, Vida Longa!!
Bom dia
ResponderExcluirEstamos trabalhando na divulgação de atrações nacionais de várias cidades brasileiras, publicando em nossos canais de comunicação, informações referentes ao turismo e cultura dos lugares por onde passamos. Para tanto, gostaríamos de realizar uma parceria junto ao turismo local, que nos daria suporte e apoio em troca da divulgação de cidades, hotéis, restaurantes e passeios no nosso blog, site e flicker. Passaremos no Pará em 16 de dezembro de 2011.
Caso exista o interesse em divulgar as belezas e atrativos de seu estado, ilustrando positivamente sua região através de fotos e textos, pedimos a gentileza de retornar esse email.
Atenciosamente, Marina Antonini
marina@projetoanima.com
(13)9196-6941
www.projetoanima.com
espero que realmente este plano do governo se torne real para todos verem nao fique so na teoria a equipe do governador tem que ter mais visao copiar as coisa boas e interessantes de outros estados e paises como muitos fazem essas ilhas que ao redor de belem precisam ser trabalhadas como em manaus tem que ter utilidade nao so para morar mais que tambem venha trazer beneficio e renda para os moradores dessas ilhas
ResponderExcluirespero que este palno nao fique so na teoria ou seja imcompleto a equipe do governo tem que ter mais visao copiar as coisas interessante de outros estados ou paises como todos fazem essas ilhas que pertecem a belem tem que ter um plano de turismo especifica para elas para gerar renda para seus moradores e diversificar e ampliar o turismo de belem como e feita em outra capital visinha que estar a todo vapor e nao para.
ResponderExcluir