segunda-feira, 11 de abril de 2011

Paratur apóia encontro do CONGEMAS no Pará

Cerca de 2.500 pessoas são esperadas nos três dias do evento

O Governo do Estado do Pará apóia a realização, em Belém, do 13º. Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O evento ocorre no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 18 a 20 deste mês com estimativa de 2.500 participantes.

Segundo a coordenação do CONGEMAS, mais de mil profissionais da área já estão inscritos para a programação, que ocorre às vésperas dos feriados de Páscoa e de Tiradentes, oportunidade também para que os participantes aproveitem para fazer turismo no Pará.

Entre os apoiadores do evento, por parte do Estado, está a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que além de disponibilizar profissionais do Posto de Informação ao Turista (PIT) para atender os participantes no aeroporto e no Hangar nos três dias do evento, também disponibilizou material turístico do Pará (mapa, folder, guia, etc.).  Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, esclarece que empresa também participa com material de divulgação e orientações com técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), responsáveis pela execução do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), voltado à prevenção de violações de direitos da criança e adolescente.

A Secult – Secretaria de Estado de Cultura e o IAP – Instituto de Artes do Pará apóia  com apresentações culturais. A SDES – Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social também apóia o 13º. Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), cujo tema é a “Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): competências e responsabilidades dos municípios”.

PROGRAMAÇÃO - A programação deve reunir secretários e gestores municipais dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, uma oportunidade única de aprendizado e reflexões para os 144 municípios paraenses, reunidos no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). “Oportunidade para articularmos com esses municípios e também debatermos sobre o suas”. Garante a representante da coordenação do evento em Belém, Carolina de Pinho Ferreira, presidente do COEGEMAS Pará e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Os três dias de evento serão marcados pela troca de experiências entre os municípios. Haverá também a premiação de experiências exitosas e a montagem de uma agenda nacional da política de Assistência Social. Todos os Gestores, técnicos e pesquisadores acerca da Assistência Social estão convidados a participar para contribuir com os debates.

Resultados das políticas de assistência executadas no Pará vão ser apresentados por vários municípios ao longo da programação.  Também está reservado para o primeiro dia do evento um show especial com a cantora paraense Lucinha Bastos. No dia 20, após a apresentação dos colóquios resultantes da programação técnica do evento, os participantes serão brindados com um novo show. Desta vez sobe ao palco do Hangar o grupo parafolclórico Frutos do Pará, com participação especial de Iracema de Oliveira, a dama do rádio paraense, conhecida por suas produções de cordões de pássaros, manifestação tipicamente paraense.

Esta é a primeira vez que a capital do Pará, Belém, será sede do encontro do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). A estimativa é de mais de dois mil participantes. Além da Prefeitura de Belém, por meio da Funpapa, apóiam o evento o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará e Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A realização é do CONGEMAS e COEGEMAS Pará, executado pela Boing Turismo e Eventos.

“O Norte pode nos dar referencia sobre a necessidade de considerar os aspectos regionais na estruturação do SUAS, considerando a sua diversidade espacial e cultural. Certamente uma chance imperdível para, mais uma vez, produzirmos uma agenda conjunta em prol da consolidação e avanço do SUAS”. Garante Ieda Castro, presidente do CONGEMAS, sobre o evento, QUE para ela também É uma oportunidade dos gestores se apropriarem da Política Nacional, ao mesmo tempo em que as esferas de poder estaduais e Federal, também se ambientam acerca das ações e problemáticas da ponta. Ou seja, este é o momento onde há uma interação entre as três esferas da Política de Assistência Social, com o foco especificamente no município. Certamente uma chance imperdível para, mais uma vez, produzirmos uma agenda conjunta em prol da consolidação e avanço do SUAS”. Reafirma a presidente do Congemas.

Informações no site www.congemas.org.br

TEXTO: Benigna Soares - ASCOM PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário