A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realiza o IV Workshop Prodetur – Projetos do Pólo Tapajós, entre os dias 11 e 17 de dezembro, nos municípios de Belterra, Santarém e Oriximiná. O evento conta ainda com a promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) tem como objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo, através da captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em acordo com as políticas públicas de turismo do Governo Federal.
A coordenadora do Prodetur-Pa, Márcia Bastos, explica a importância do evento. “O objetivo do workshop é dar continuidade às reuniões realizadas com autoridades e comunidades dos municípios do pólo Tapajós, em outubro de 2010, para a apresentação do Centro de Referência”, afirma.
A programação do workshop inicia com o Seminário de Cultura, Turismo e Sustentabilidade, no dia 11, na Coordenadoria de Planejamento (Coplan), em Belterra. Durante o dia, serão expostos e debatidos os seguintes temas: “Prodetur no Pará – Projetos do Pólo Tapajós”, “Belterra como destino turístico sustentável”, “Belterra e Santarém: Destinos Indutores do Turismo e Destino Referência”, “Política e Preservação da Memória, Identidades e Diversidade Cultural no Pará” e “Etnicidade, Humanização e Saúde Indígena”.
Já no dia 12, os participantes do encontro farão visitas técnicas a empreendimentos turísticos para apresentação de projetos do Prodetur no pólo, enquanto que no dia seguinte, ocorre reunião dos integrantes do Prodetur-Pa com as autoridades do Pólo Tapajós.
Por fim, entre os dias 14 e 17, ocorre o Seminário de Mapeamento de Referências Culturais, em Mapuera, no município de Oriximiná. O dia inclui palestra sobre as ações do Prodetur-Pa no pólo Tapajós, além dos temas “Turismo, Educação e Saúde Indígena” e oficina de Patrimônio Cultural.
Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário