A dança do carimbó, as fitinhas do Círio de Nazaré, sachês de cheiro do Pará e caixinhas artesanais com colares de cerâmicas marajoaras e tapajônicas no formato de animais da fauna amazônica chamaram a atenção dos visitantes que passaram pelo estande da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) na Feira das Américas – ABAV-2010, maior evento de turismo do continente americano, realizado entre os dias 20, 21 e 22, no Riocentro, Rio de Janeiro.
Para o agente de viagem, Aluízio Marcondes, que visitou o estande para reunir informações e organizar roteiros que incluam passeios turísticos pelo Estado, as impressões do Pará são as melhores possíveis desde a última vez em que esteve por lá, há um ano. “Aproveitei um feriado para passear em Belém, vi o por do sol na ilha do Papagaio, comi camarão na praia de Mosqueiro e fui à Estação das Docas. Posso dizer que hoje a cidade está muito mais atraente para o turismo”, disse ele.
Já o operador baiano, Luiz Cezar, teve a oportunidade de visitar Belém e Santarém no famtur (viagem de familiarização) organizado pela Paratur durante a realização da 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no mês de agosto. “Conheci e me apaixonei. Fui muito bem tratado e acolhido. Além do potencial turístico, fiquei impressionado com a vontade dos paraenses de fazer com que o mundo conheça o Pará e estão fazendo turismo com detalhes, com passeios de barcos bem organizados, pessoas sorrindo e comida e música boa”, disse ele, que trabalha com turismo há 40 anos.
A Feira foi aberta oficialmente na manhã da última quarta-feira (20), logo após a cerimônia de abertura do 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens para jornalistas, convidados e autoridades do setor, entre eles, o presidente nacional da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira e o Ministro do Turismo, Luiz Barreto. A Paratur foi representada pelo presidente Luiz Souto, a gerente geral de marketing, Jacqueline Alves, e a gerente de assuntos nacionais, Dalva Lobato.
Grande oportunidade de negócios e troca de experiências e informações, a Feira das Américas divulgou os produtos de 800 empresas distribuídas em três pavilhões do Riocentro, numa área de 17 mil metros quadrados. Durante os dois dias circularam pelos três pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca, cerca de 24 mil visitantes, entre agentes de viagens e operadores de turismo de 48 países.
No estande do Pará, localizado no pavilhão 2, que concentrava todos os Estados brasileiros, os visitantes foram atraídos pela dança do carimbó e pela distribuição de lembranças do estado. Fitinhas do Círio, sachês com essências vendidas no mercado do Ver-o-Peso, cartão postal de Belém e fotos, vídeos e materiais informativos sobre os pólos Belém, Amazônia Atlântica, Tapajós, Araguaia Tocantins, Xingu e Marajó também chamaram a atenção dos visitantes durante os três dias do evento.
Segundo a gerente geral de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, esse ano houve grande procura por informações sobre a rede hoteleira do estado. “Foi o ano em que estande do Pará recebeu operadores que já estão formandos grupos de turistas para visitarem os destinos paraenses em 2011 e isso é extremamente positivo para nós porque mostra a efetivação do trabalho de promoção do Estado” disse.
Ascom/Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário