quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Representantes da gastronomia paraense visitam cozinha industrial do Hangar

Representantes da gastronomia dos municípios paraenses visitaram a cozinha industrial do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (5) para conhecerem o espaço onde serão preparados os pratos que serão servidos no Festival Gastronômico Paraense, que acontece no período de 12 a 15 deste mês, no salão B do Hangar.
O Festival Gastronômico Paraense é uma das atrações da 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (5ª Fita) e pretende divulgar a gastronomia do Estado como diferencial competitivo no segmento do turismo, apresentando em cada noite a diversidade de sabores dos pólos Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó e Belém.
Antes da visita ao Hangar, eles participam de um treinamento no auditório da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com o consultor do festival, o chefe de cozinha, Fábio Sicília, que orientou sobre a concepção do jantar que será oferecido em cada noite do festival. Foi o momento de tirar dúvidas sobre a concepção de um jantar, a forma de apresentação de um prato e toda a sistemática de produção que o evento exige, além de dicas sobre boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos.

Para uma das representantes do polo Amazônia Atlântica, Jéssica Neves da Silva, a visita foi proveitosa pelas dicas que o chefe de cozinha repassou e ainda não eram utilizadas por ela no preparo do "peixe na palha de macaxeira". O prato, que será servido na entrada do primeiro dia do festival, também é uma das atrações do restaurante onde trabalha, no município de Curuçá.
É a primeira vez que a cozinha industrial do Hangar será usada para reunir representantes da culinária do interior do Estado. Lançada com a proposta de servir também como escola para formar mão de obra e qualificar o mercado local, a cozinha tem capacidade para quatro mil refeições por hora, possui duas câmaras frigoríficas, fogão industrial, forno elétrico e um espaço exclusivo para manipulação de alimentos, além de um sistema de higienização para o quadro de pessoal.
Segundo o gerente comercial do Hangar, Jéferson Medeiros, além de apresentar os sabores paraenses para mostrar para ao público da 5ª Fita, o festival tem como diferencial atrair fatos de interesse turístico. “O Pará está se solidificando e vem sendo elogiado pela excelente oportunidade de apresentar a diversidade da gastronomia no mercado nacional e internacional”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário