sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Santarém revive a magia do Sairé


A bela vila de Alter-do-Chão já está em festa, com a programação especial do Sairé. Localizada a 30 km da sede municipal de Santarém, a vila é conhecida mundialmente por suas belas praias, em especial a Praia do Amor, é pelo duelo cultural entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.


O Sairé é uma festividade religiosa e folclórica, que segundo pesquisas, tem mais de 3 séculos de existência. O símbolo do Sairé é um semicírculo, de cipó torcido, envolvido por algodão, flores e fitas coloridas. No centro do semicírculo estão três cruzes e no topo dele uma outra, que juntas representam o mistério da Santíssima Trindade e no topo um só Deus. A imagem da pomba, que representa o Espírito Santo, também faz parte do adorno.


A festa, começa com o hasteamento de dois mastros enfeitados, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores da vila. No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorrem a "varrição da festa", a derrubada dos mastros, o marabaixo, a quebra-macaxeira e a "cecuiara", espécie de almoço de confraternização.

E não para por aí, o confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa também representa uma atração a parte durante o evento. Trata-se da encenação da lenda do golfinho de água doce que se transforma em um homem bonito, seduz e engravida as mulheres ribeirinhas. 

A abertura oficial do Sairé é neste sábado, dia 10 e segue até o dia 19 de setembro.
Santarém - Tapajós: é conhecida como a Pérola do Tapajós, Fica localizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, foi fundada em 22 de julho 1661 pelos jesuítas, em uma expedição liderada pelo Padre João Felipe Bettendorff, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém.. é uma das cidades mais antigas da Amazônia, guardiã de rica cultura. Construções seculares, a cerâmica tapajônica original e as tradições musicais e folclóricas são algumas dessas riquezas, é a cidade do renomado violonista e compositor Sebastião Tapajós.

Santarém é berço do rico artesanato tapajônico, que segue as tradições culturais dos povos indígenas da região, os belos trabalhos em cerâmica são encontrados nas feirinhas de artesanato espalhadas pela orla da sede municipal, onde dividem a atenção com roupas e acessórios de fibras naturais, mas também nas vilas e comunidades santarenas A “Pérola do Tapajós”, como é conhecida, conta com mais de 100 quilômetros de praias de água doce, Na Vila de Alter-do- Chão, conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a praia é deslumbrante embora apareça apenas no verão amazônico, durante o período de baixa das águas do rio Tapajós, quilômetros de faixas de areias brancas surgem formando belíssimas praias. O município de Santarém chega a formar 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. 
É em frente a cidade de Santarém que ocorre o espetáculo do encontro das águas dos rios Tapajós com Amazonas, que fluem lado a lado por vários quilômetros, sem misturar suas águas 

de cores e densidades diferentes. O melhor local para assistir este fenômeno é da orla da cidade,de preferência do alto do Mirante do Tapajós. 

É em Santarém que acontece uma das maiores manifestações culturais do Pará: o Sairé, inspirada nas tradições culturais europeias, principalmente de Portugal, é uma festa que mistura ritual religioso e folclórico com uma programação cultural que culmina com a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário