segunda-feira, 1 de abril de 2013

Marabá comemora 100 anos nesta sexta-feira, 5





O município de Marabá, localizada entre dois grandes rios, Itacaiúnas e Tocantins, no sudeste paraense, comemora nesta sexta-feira, dia 5 de abril, 100 anos de emancipação política e administrativa. Em comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove uma extensa programação na cidade até o dia 21 de abril, com atividades artísticas e culturais, incluindo shows de artistas da terra, oficinas, exposições de artesanato e mostra cultural indígena.

A festividade foi aberta no sábado, 30, com o show que marcou o início de uma série de eventos culturais e artísticos na cidade, por conta do cantor Zeca Baleiro, que arrastou milhares de pessoas à praça São Félix de Valois. Nesta quarta-feira, 3, haverá o show gospel com André Valadão e Mila Carvalho, na orla do Rio Tocantins, próximo à Colônia de Pescadores Z-30, a partir das 21h. No dia 4 será a vez do cantor Djavan, também na orla do Rio Tocantins, a partir das 21h. Em seguida, exatamente à meia-noite, Marabá vai presenciar um show pirotécnico.

No dia 5 de abril, a programação terá show de cantores locais interpretando músicas de compositores de Marabá e, em seguida, apresentação de César Menotti e Fabiano, na orla do Tocantins, próximo à Colônia Z-30, a partir das 21h. No dia 6, entra em cena o  cantor Zeca Pagodinho, a partir das 21h e fechando a programação de grandes espetáculos, no dia 7 de abril, se apresenta a paraense Liah Soares, na Praça São Félix de Valois, também a partir das 21h.

História

Fundada em 1913, Marabá é separada por 485 km  de Belém, e é considerado o município  mais populoso do sudeste paraense, com 243.747 habitantes, possuindo 200 industrias e um dos mais expressivos rebanhos bovinos do estado, além da produção de manganês e da agroindústria. 

O município de Marabá faz parte do Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará) lançado pelo Governo do Estado com finalidade de promover o turismo paraense e fazer do Pará um dos principais destino até 2020. Entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará - natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios -, a cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), promove feiras e eventos nacionais e internacionais no municipio que concentra um grande polo industrial e, em 2010, durante evento empresarial na cidade, recebeu o jornalista da TV Globo Caco Barcellos, que atuou como mestre de cerimônia no evento. Em uma breve entrevista ao Correio do Tocantins, confessou que nunca havia visitado a cidade e se espantou com tamanha grandiosidade econômica.

“Encontrei nesta região muitas maravilhas e das paisagens que encontrei mais beleza  foi quando vi os rios Itacaiúnas e Tocantins. Gosto de entrar em contato com novas culturas, pois isso me enriquece mentalmente. Sabe o engraçado? É que em cada lugar que eu vou parece que não sei de nada”,  disse o jornalista.

Marabá tem como principais pontos turísticos a Praia do Tucunaré, localizada frente à orla da cidade - um dos locais mais visitados da cidade e que proporciona aos visitantes esportes náuticos e de areia, camping e pesca esportiva; a Praia do Geladinho, no bairro São Félix, que surge no verão com a queda do nível das águas do rio Tocantins, localizada na ponte rodoferroviária, um dos cartões-postais de Marabá; a Igreja de São Félix de Valois, primeiro patrimônio histórico do município, tombado a 5 de abril de 1993 e o Palacete Augusto Dias, sede do Poder Legislativo, que foi construído em 1930 para servir à Prefeitura, à Câmara Municipal e ao Fórum.


Texto: Tâmara Monteiro  -  GEC  Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário