segunda-feira, 8 de abril de 2013

Festival Ver-o-Peso incentiva turismo gastronômico no Pará

O turismo gastronômico do Pará ganha um aliado importante a partir deste ano. O Instituto Paulo Martins, por meio do festival Ver‐o‐Peso, de Belém, abraça oficialmente a causa de fomentar e divulgar o segmento para o mercado doméstico e internacional. Incentivada por um plano estratégico de turismo do governo do estado, a organização começará a ampliar o mapeamento de produtores e matérias-primas fora da capital paraense, para visitantes poderem conhecer in loco ingredientes, técnicas de extração e preparo que representam a cultura gastronômica da região.

Nos últimos dez anos, Belém passou a oferecer passeios que destacam a gastronomia – pela orla, região das ilhas e opções de visitação ao processo de retirada do açaí e produção do tucupi, para citar alguns exemplos. No diagnóstico de uma pesquisa realizada pela Paratur, agência estadual de turismo,constatou‐se que a capital já dispõe de atrações satisfatórias, porém precisa investir nos receptivos locais.

Em outras regiões do Pará, entretanto, há potencial para o desenvolvimento turístico‐gastronômico, mas ainda não há infraestrutura. A organizadora do festival Ver‐o‐Peso Joanna Martins acredita que as riquezas naturais do estado têm tudo para cativar os viajantes. “No projeto que se inicia este ano,estamos começando a criar a cultura do turismo gastronômico aqui. A região do Baixo Amazonas, por exemplo, tem ingredientes muito bons para serem trabalhados, mas ainda há muito pouca coisa estruturada para o turismo gastronômico, é turismo de aventura, para ir com a cara e a coragem”,
explica.

O Ver‐o‐Peso da Cozinha Paraense, o maior festival gastronômico do Norte do Brasil, abre espaço oficial para a comida de rua em 2013. Criado pelo chef Paulo Martins para promover e resgatar ingredientes e tradições amazônicos, o evento reúne alguns dos cozinheiros mais importantes do país.

A 11ª edição do evento é uma realização do Instituto Paulo Martins e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização da Door Comunicação, patrocínio do Boulevard Shopping, AP, Senac Pará, co‐patrocínio da Chevrolet, Tver, apoio do Governo Estadual do Pará (Paratur e Setur), Prefeitura de Belém, Restaurante Lá em Casa, Aluccar, World Wine, Cerpa, Delta, Amazon Star e apresentação da Construtora Leal Moreira.

SERVIÇO
Festival Ver‐o‐Peso da Cozinha Paraense
Local: Belém, Pará
Data: 7 a 14 de abril de 2013
(Programação paralela: Circuito gastronômico de 15/3 a 15/4; Exposição Sensorial de 01/04 a
15/4)
Informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário