quinta-feira, 11 de abril de 2013

Chefs conhecem a riqueza gastronômica do Ver-o-Peso



Os chefs brasileiros e estrangeiros que estão em Belém participando da 11ª edição do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense estiveram, na manhã desta quinta-feira (11), no mais conhecido ponto turístico da capital paraense, o Ver-o-Peso, conhecendo a riqueza gastronômica que o Pará tem para oferecer na maior feira aberta da América Latina.

Os peixes imensos e frutas de diversos tamanhos, cores e sabores, óleos e ervas atraem os olhares atentos dos especialistas. Para o jovem Gabriel Vidolin, de 23 anos, chef de “O Leão Vermelho”, em São João da Boa Vista (SP), vir ao Pará é sempre uma experiência válida e interessante. “Eu venho muito aqui e gosto especialmente das frutas paraenses”, afirma.

Ele conta que entre as suas preferidas estão o cupuaçu e o bacuri. A primeira ele utiliza como base para uma de suas criações: a mousse “Lua Nova”, em que utiliza a fruta acompanhada de jasmim. Já do bacuri é feito um delicioso sorvete.


Para o chef mineiro André Generoso, diretor-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e fundador do renomado restaurante Divina Gula, em Maceió (AL), “a variedade de peixes e frutas exóticas é o que mais chama atenção”. Vindo ao Pará pela quarta vez, Generoso conta que já levou para a capital alagoana, o plantio o açaí, da pupunha e do taperebá.

Ao definir o que encontra no estado do Pará como matéria-prima para o seu trabalho, André Generoso, não deixa dúvidas: “Aqui temos a verdadeira gastronomia brasileira, vinda sem mistura, pura da cultura indígena”, diz.

A visita dos chefs também é gratificante para quem está do outro lado das tendas e barracas. A feirante Carmelita Rocha, que não revela a idade, mas diz ter 43 anos somente de Ver-o-Peso, conta que bacuri e pupunha despertam maior atenção e são os produtos mais consumidos. “Eu recebo estes chefs há anos com uma grande alegria, com o trabalho deles, ajudam a divulgar as nossas frutas, o nosso estado”, comemora.


Após, a visita ao Ver-o-Peso, os chefs fizeram um passeio de barco pela Baía do Guajará, com direito à visita as comunidades produtoras de açaí, onde conheceram o modo de produção dos alimentos, desde o plantio até a distribuição para os centros comerciais, além de observar de perto o cotidiano ribeirinho. O almoço ocorreu em “A Maloca do Orlando”, com pratos baseados em ingredientes do rio, como peixes e camarões, e frutas do rio.

A 11ª edição do evento é uma realização do Instituto Paulo Martins e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre os dias 07 e 14 de abril, contando com uma programação repleta de visitas, aulas, fóruns e jantares envolvendo grandes chefs paraenses e visitantes.

Texto e fotos: Israel Pegado -  GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário