terça-feira, 19 de março de 2013

Gastronomia do Pará inspira homenagens no Rio de Janeiro

O Rio Bom de Mesa, evento gastronômico já consolidado como um dos melhores e mais importantes do mundo e que já faz parte do calendário oficial de eventos culturais do estado do Rio de Janeiro, este ano presta uma justa homenagem à gastronomia do Pará. O evento, que tem apoio do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), ambas vinculadas à SEDIP, vai acontecer de 31 de maio a 9 de junho.


Realizado pela Diretoria Regional da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, liderado pelo chef Volkmar Wendlinger, o Rio Bom de Mesa tem como objetivo promover receitas e ingredientes brasileiros através de parcerias entre restaurantes e chefes de cozinhas nacionais e internacionais convidados para contribuir com novas técnicas e experiências gastronômicas, garantindo assim incentivo para tornar o Rio de Janeiro, e consequentemente o Brasil, um importante destino turístico gastronômico, fortalecendo dessa forma a cozinha brasileira dentro e fora do país.
 

“Nosso solo muito rico produz sabores maravilhosos que só 500 anos depois estão sendo descobertos. O Brasil não conhece o Brasil’. Esta frase é do renomado chef paraense Paulo Martins, e inspirou os realizadores do Rio Bom de Mesa a homenagear o Pará nesta edição do evento, que já teve como tema as influências gastronômicas herdadas dos portugueses, franceses, entre outras. Nesta 10ª edição do evento, a culinária paraense será homenageada, por sua riqueza, diversidade e sofisticação, onde os temperos, aromas e sabores exóticos chamam atenção não só dos grandes chefes brasileiros, mas também dos grandes chefes de cozinhas internacionais. O Brasil é hoje um dos mais importantes destinos gastronômicos do mundo, prova disso é que os maiores chefes de cozinhas do mundo, são brasileiros, a exemplo de Alex Atala, considerado o 4º melhor do mundo.

Gastronomia e Turismo - O Festival Rio Bom de Mesa visa o desenvolvimento do turismo utilizando a gastronomia como um dos principais atrativos, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade e para a economia, onde a gastronomia é valorizada como o principal pilar da cultura brasileira, símbolo dos costumes da cidade, onde seu público alvo são pessoas que buscam qualificação profissional, aprimorar seus conhecimentos e apreciadores de um bom prato como universitários, donas de casa, culinaristas, gourmets e chefes de cozinha. A proposta veio ao encontro do que preconizam a Setur e da Paratur, ao executar o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), que priorizam a gastronomia, enquanto expressão da herança histórica e cultural paraense, por sua vez enriquecida com as culturas indígenas, européias e africanas.

Para Luciano Roberto, diretor da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, a culinária paraense é surpreendente, sobretudo afirmativa, forte e original. "A cozinha do Brasil surge verdadeiramente no Pará”. Diz Luciano, ao justificar a escolha do tema.

“Essa homenagem do festival Rio Bom de Mesa é muito importante ao Pará, que ultimamente tem tido ampla visibilidade nos meios de comunicação, como tema de destaque do carnaval do Rio, novelas, jornais e revistas". Afirma a presidente da Paratur, Socorro Costa.


“O Governo do Estado, através da Paratur, Setur e da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), se sente honrado em ver o Pará receber uma homenagem de uma entidade tão importante quanto a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. É um reconhecimento que vem ao encontro de todo um trabalho que estamos desenvolvendo em prol do fortalecimento da gastronomia como produto turístico e gerador de divisas econômicas ao Estado”. Afirma Adenauer Góes, ao ressaltar que a criação da Escola de Gastronomia da Amazônia, em fase de implementação pela Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, vem somar esforços também nesse sentido.



A programação do Festival Rio Bom de Mesa, que vai ocorrer de 31 de maio a 9 de junho, no Rio de Janeiro, conta com exposição em espaço de gastronomia popular e coquetel de abertura , jantar beneficente, aula com chefes renomados do Brasil e exterior, preparação de merenda escolar com cardápio paraense em escolas públicas do Rio de Janeiro, apresentações musicais, entre outras atividades, como explica Joana Martins, diretora do Instituto Paulo Martins, parceiro do evento.
O Festival Gastronômico Rio Bom de Mesa é um evento que conta com os apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Riotur, e da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e Governo do Pará, através da Setur e Paratur. 


Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário