sexta-feira, 11 de maio de 2012

Paratur convida para roteiro geo-turístico na Cidade Velha

“A pé pelas ruas do Bairro da Cidade Velha em Belém do Pará”

O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza mais um evento do Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico, com saída do Forte do Presépio, neste sábado, 12 de maio, a partir das 8 horas.

A visita acontece na semana em que o Ministério da Cultura homologou o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém, publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (10). O roteiro inclui, além do Forte, a Feira do Açai e depois segue pelo Complexo Feliz Luzitania, Rua Siqueira Mendes, Praça Frei Caetano Brandão e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, Praça Dom Pedro II, Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Rua Pe. Champgnat, culminando no Museu do Círio, de volta ao Complexo Feliz Lusitânia.

O roteiro proposto faz lembrar o início da conquista da foz do rio Amazonas, no início do século 17 e o apogeu do ciclo da borracha, entre 1890 e 1920, época em que Belém foi uma das cidades mais prósperas do mundo. De acordo com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a área constitui, ainda hoje, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do país.

 O GGEOTUR faz parte da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, que realiza passeios desde o primeiro semestre do ano passado. O objetivo da iniciativa é fazer um contraponto aos roteiros tradicionais, nos quais os turistas conhecem as cidades de forma rápida e didática. “Em Belém, temos poucas ações voltadas para o turismo patrimonial, tanto material quanto imaterial, aquele que inclui os saberes tradicionais e a gastronomia”, explica Maria Goretti Tavares, professora do curso de Geografia da UFPA e coordenadora do projeto. “Procuramos mostrar como a geografia contribui para o entendimento do espaço urbano e do território e como arquitetura, história e cultura se entrelaçam nessa paisagem”, completa Goretti.

O projeto Roteiros Geo-Turísticos tem apoio do IPHAN, da Paratur, por meio da Diretoria de Fomento, e da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). O apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ao projeto está previsto no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, que tem os segmentos cultura e natureza como principais insumos dos mais de 400 produtos e recursos encontrados nos seis polos turísticos do estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

A programação do Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico é realizada a cada 15 dias, com inscrições gratuitas. Informações: (91) 8331-8460roteirosgeoturisticos@gmail.com

Serviço:
Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico
“A pé pelas ruas do bairro da cidade velha em Belém do Pará”
12 de maio (sábado), saída do Forte do Presépio, às 8h
Informações: (91) 8331-8460, roteirosgeoturisticos@gmail.com
Blog: http://geoturisticosroteiros.blogspot.com.br/
Sugestão de entrevista: Maria Goretti Tavares, professora do curso de Geografia da UFPA e coordenadora do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário