segunda-feira, 26 de março de 2012

Ver-o-Peso encanta com seus 385 anos


Belém, a Metrópole da Amazônia, com seus 396 anos, comemorado em janeiro, ostenta belezas e encantos que fazem da cidade uma das mais atraentes e acolhedoras do mundo. A cultura, o povo, a gastronomia , o artesanato, os atrativos naturais não deixam a desejar a nenhuma outra em todo o Brasil. Atualmente busca a sintonia perfeita entre o desenvolvimento urbano e o verde das nossas praças, bosques e jardins que lhe garantem um charme especial, característico dos grandes centros urbanos.
  
Mas, é sem dúvida no Complexo do Ver-o-Peso que todos esses atrativos se revelam à cidade e ao mundo. Maior entreposto comercial do Pará, sempre foi referência como um centro internacional de compras e consagrou-se como o cartão postal de Belém pela beleza, variedade e riqueza de seus frutos, peixes, temperos e ervas.  Inspira poetas, escritores, jornalistas, artistas plásticos e até gourmets de todo o mundo. É o principal ponto turístico roteirizado pelas agências de viagens e outros que realizam eventos em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Economia (SECON), cerca de 2.500 pessoas, entre consumidores e trabalhadores circulam no local por dia.

Localizada em Belém do Pará, às margens da baía do Guajará, a feira do Ver-o-Peso faz parte de um complexo paisagístico e urbanístico que foi tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),e possui  um conjunto de igreja,casas e outras edificações de influência européia. Sua origem data da segunda metade do século XVII.   Segundo o Iphan a feira foi inaugurada em 27 de março de 1627, com objetivo de funcionar como entreposto fiscal.  O nome do mercado faz referência às chamadas Casas do Haver-o-Peso, projetadas no Brasil, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa. A partir de então foi popularmente denominado lugar de Ver-o-Peso, por onde passava grande parte das mercadorias que entravam ou saíam da Amazônia.

Programação -  Em comemoração aos 385 anos, uma programação especial no  Ver-o-Peso no último domingo (25), contou com gincana esportiva e recreativa, quando foi possível descobrir qual dos feirantes são mais rápidos descascando a Castanha do Pará; transportando o açaí ou retirando as escamas do peixe.

A competição foi composta por sete provas: escamar e limpar peixe; descascar castanha; descascar mandioca; tirar polpa de cupuaçu; pescar, apanhar e transportar o açaí e, por último, a prova da comida (melhor prato regional), que abrange todos os segmentos de trabalhadores ribeirinhos, intermediários, formais e informais.

Além da gincana, os paraenses participaram  do projeto de extensão roteiro Geo Turístico do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto: percorrendo e revelando paisagens no centro histórico da capital paraense, realizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeotur) vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

Segundo Débora Serra, turismológa que representa a Paratur no projeto, além de comemorar o aniversário do Ver-o-Peso, o projeto tem o objetivo desenvolver roteiros geoturisticos, tomando como base a formação histórico-espacial da cidade de Belém. O roteiro é  coordenado pela professora Dra. Maria Goretti da Costa Tavares e se repete  todos os meses em outras áreas de Belém, em especial no bairro da Cidade Velha.


Texto: Benigna Soares e Jeferson Höenisch – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário