terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Paratur apoia roteiro turístico no aniversári​o de Belém

Em comemoração aos 396 anos da capital paraense, Belém uma das cidades mais antigas do Brasil, ganha mais uma vez o roteiro Geoturístico no Bairro da Cidade Velha, realizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeotur) vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O roteiro acontece na próxima quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 8h, coordenado pela professora Dra. Maria Goretti da Costa Tavares.
O projeto, que conta com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), tem o objetivo de desenvolver roteiros geoturisticos, tomando como base a formação histórico-espacial da cidade de Belém, especificamente nos bairros do centro histórico, a partir dos atores sociais que ali vivem.
Segundo Débora Serra, turismológa que representa a Paratur no projeto, a iniciativa teve início com a criação do roteiro da Cidade Velha, realizado principalmente no primeiro e segundo semestre de 2011, num total de 10 roteiros quinzenais. O roteiro especial comemorativo ao aniversário de Belém é uma forma de homenagear a cidade pela riqueza de sua história. O roteiro da Cidade Velha apresenta as origens da cidade de Belém e começa no marco de sua fundação - o Forte do Castelo, local onde o grupo explica os motivos que levaram os portugueses a escolherem esse ponto para iniciarem o processo de ocupação da Amazônia.
Percurso:
O local de saída será no Forte do Castelo (em frente ao portão), e segue para a Feira do Açaí, Complexo Feliz Lusitânia, Praça e Igreja da Sé, Rua Siqueira Mendes, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura de Belém, Praça Dom Pedro II, IHGP, Rua Pe. Champagnat ), finalizando no Museu do Círio.
Inscrições gratuitas pelo e-mail: roteirosgeoturisticos@gmail.com
Blog: http://geoturisticosroteiros.blogspot.com
Facebook: http://www.facebook.com/roteirosgeoturisticos




Jeferson Höenisch - ASCOM Paratur

Um comentário:

  1. Muito boa essa ideia! Espero que esse passeio vire tradição no aniversario da cidade, afinal infelizmente grande parte dos belenenses não conhece a historia de sua cidade.

    ResponderExcluir