quinta-feira, 19 de outubro de 2017

VENHA CONHECER O CÍRIO DE NAZARÉ

Neste ano de 2017 aconteceu o Círio de número 225 na cidade. Segundo a Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, mais de 77 mil turistas vieram a Belém para as festividades.
O Círio de Nazaré acontece anualmente e reúne no segundo domingo de outubro aproximadamente dois milhões de pessoas nas ruas de Belém para a maior manifestação católica do Brasil, tanto que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Conheça um pouco mais sobre a história do Círio de Nazaré, em https://goo.gl/aZJSnA

Foto: Marcio Ferreira/ Ag. Pará

São 15 dias de muita celebração e festa para a padroeira da Amazônia. A cidade ganha um colorido a mais, fica toda enfeitada, vira um mar de gente, sempre tem espaço na casa de um paraense, a maniçoba fica durante 7 dias cozinhando e depois da grande romaria de fé acontece o delicioso almoço. Aliás, maniçoba, pato no tucupi e outras receitas regionais características você só encontra aqui no nosso Estado. 

Um turbilhão de sentimentos levam os paraenses e turistas às ruas de Belém, como devoção, fé, emoção e amor. O povo paraense acolhe de braços abertos os turistas que vêm conhecer a cidade nessa época do Círio.  Estima-se que o gasto médio dos turistas que visitam Belém nesse período das festividades seja de aproximadamente 29,1 milhões de dólares, segundo pesquisas da Agência Pará.                               

Foto: Thiago Gomes/ Ag. Pará
Você tem vontade de conhecer o espetáculo do Círio de Nazaré de pertinho?
O calendário do Círio é bem extenso, mas você pode se programar e se aventurar em um roteiro emocionante e com muitas atrações. Anote essa data, o Círio de Nazaré em 2018 acontecerá no dia 14 de outubro. O aconselhável é chegar alguns dias antes da grande procissão e se puder estender a viagem melhor ainda. São duas semanas de celebração, 12 romarias, diversas comemorações e atrações culturais.

Foto: Marcelo Lelis/ Ag. Pará
A cada ano Nossa Senhora de Nazaré recebe um manto novo - a cerimônia ocorre durante uma missa alguns dias antes do Círio de Nazaré, na Basílica Santuário de Nazaré.  As 12 procissões são o Traslado, Romaria Rodoviária, Círio Fluvial, Motorromaria e Descida da Glória, Trasladação, Círio, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e o Recírio. No período do Círio também acontecem shows musicais com grandes artistas da música católica, organizado pela Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré.

Há diversas apresentações culturais, como o Auto do Círio, que é um evento pelas ruas de Belém como forma de revitalizar o centro histórico de Belém, além de permitir o exercício das artes através de um belíssimo espetáculo a céu aberto, tendo como roteiro central o Círio de Nazaré. Realizado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA na sexta-feira que antecede a Romaria do Círio de Nazaré. Tem, também, o Ita Center Park do lado da Basílica Santuário, uma forma de brincar com toda a família, conta com espaço para venda de produtos artesanais e comida.

Outra atração é a Casa de Plácido, um local de acolhida aos romeiros, devotos e turistas que vêm pagar suas promessas, visitar o Santuário antes, durante e depois das festividades do Círio. Esse espaço fica no térreo do centro social de Nazaré e é todo estruturado com ambulatório, primeiros-socorros, banheiros, refeitório, sala de descanso, balcão de informações e uma “sala de milagres”. O trabalho é todo voluntário.  

O Museu do Círio também é uma boa opção para conhecer durante a sua viagem: o acervo reúne toda a história - cultural e artística - através de aproximadamente 2.000 peças. Nessa coleção podem ser vistos desde a arte sacra do século XIX, como o artesanato de miriti e o acervo escultório de ex-votos. Também são preservados os mantos usados pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a década de 1980. Todos os anos o acervo é renovado após a grande Romaria de Círio de Nazaré.

No entanto, a grande atração do Círio é viver a experiência, não importa sua religião. Vale a pena conhecer, vivenciar as romarias e outras atrações que tomam conta da cidade. Venha ver o que te espera!!! 

Por Trayce Melo - Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário