sexta-feira, 12 de maio de 2017

VENHA CONFERIR A FEIRA DE FLORES E CHOCOLATES PRODUZIDOS NO PARÁ


Contagem regressiva para o Dia das Mães. E para quem ainda não decidiu o que dar de presente, a Sedap (secretária de desenvolvimento agropecuário e da pesca) preparou a feira “FLORCOLATE” de flores e chocolates produzidos no Pará, com qualidade e preços acessíveis. É uma forma de presentear alguém muito especial, e ajudar os produtores locais a movimentar a economia paraense e a gerar renda no estado.

O intuito é ampliar o mercado para a produção de flores e chocolates do estado, aproximando o produtor do consumidor, reduzindo os custos. É um total de 12 produtores de flores de Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Castanhal que vão comercializar orquídeas, plantas ornamentais envasadas e variadas flores tropicais, em arranjos para presente e decoração. Também contará com a presença de um decorador fazendo arranjos e embalagens. Já a produção paraense de chocolate estará com 20 bombomzeiras capacitadas pela Sedap, expondo variados sabores recheados de frutas regionais.

A feira “FLORCOLATE” está em sua 4° edição e será nesse final de semana, 13 e 14 de maio, na Praça Batista Campos. A feira vai funcionar no sábado, das 08h às 17h e, no domingo, de 08h às 12h. 
    

A produção de chocolates no Pará em crescimento

Segundo o jornal Estadão 2016, após anos atrás da Bahia, o Pará assumiu pela primeira vez a dianteira de maior produtor de cacau do País e junto com o aumento da produção vem o aumento dos investimentos na indústria de chocolate paraense, que está conquistando cada vez mais o paladar e a preferência do mercado externo. 

Foto: Felipe Rau/ Estadão
Mas, nem tudo é exportado para fora existem marcas locais fazendo chocolate e ganhando espaço entre os tabletes de origem. A qualidade do cacau nacional melhorou de tal maneira que a indústria passou a utilizar o mesmo. No Pará, marcas como De Mendes, Nayah, Amazônia Cacau, Filha do Combu e CacauWay o utilizam.

A produção dos chocolates paraenses estão na mira de chefs da alta gastronomia, como Thiago Castanho, considerado “um dos chefs mais inovadores do Brasil”, segundo o jornal The New York Times. 


Foto: Irlaine Nóbrega/ LeiajáImagens
Floricultura vem ganhando força e movimentando a economia no Pará
Com o incentivo da Sedap e Emater os produtores estão tendo um resultado satisfatório quanto a qualidade, variedade e visibilidade no mercado interno e externo das flores paraenses. 
De acordo com a Sedap, existem aproximadamente 300 floricultores formalizados no Pará.



Não perca essa oportunidade de conferir a feira “FLORCOLATE” e aproveitar para adquirir o presente para o Dia das Mães. 

Por Trayce Melo – Estagiária 

Nenhum comentário:

Postar um comentário