quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS: AS COMUNIDADES TRADICIONAIS E O USO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA


Se você gosta de apreciar a natureza, explorar lugares inusitados e culturas diferentes, precisa conhecer a Floresta Nacional do Tapajós!

Uma Unidade de Conservação reconhecida por suas belezas naturais, onde o rio Tapajós banha as terras ribeirinhas e muda de cor, de acordo com a época do ano e de tamanho. Agora imagine só, na cheia é possível passar de canoa por entre palmeiras observando pássaros, tracajás e jacarés. Já na seca, o rio desce e revela praias de areia branca, próprias para o banho.

Foto: Gustavo Tanobe

Subindo a serra, o visitante vai encontrar a floresta primária com árvores frondosas, algumas centenárias como a samaúma, a castanheira, a andiroba, dentre outras. Além dos aspectos ambientais, o local apresenta expressiva riqueza sociocultural, representada por populações tradicionais, que realizam o manejo florestal sustentável em uma área especialmente reservada para este fim.

Foto: Fábio Barbosa
 Igarapé de Jamaraquá FLONA - Floresta Nacional do Tapajós - Belterra - Pará

Durante a visita você pode aproveitar para observar a fauna, fazer trilhas interpretativas, passeios de barco, praticar pesca artesanal, além de tomar banho em praias e igarapés. Indica-se também: comprar o artesanato local, observar a produção de couro vegetal, participar de festejos populares,visitar as comunidades tradicionais e participar ou acompanhar uma das mais complexas maratonas de selva, a Jungle Marathon.
 
Foto: Mariana M Morishita

A Floresta Nacional do Tapajós recebe visita o ano todo, porém durante o chamado verão amazônico, que acontece de julho a dezembro, o surgimento das praias fluviais fazem desse período a melhor época de visitação.

Como chegar:
Acesso BR 163, pavimentada em todo o trecho que liga Santarém até a entrada da FLONA, são 50 Km; e por via fluvial pelo rio tapajós.

Para mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário