terça-feira, 27 de dezembro de 2016

10 motivos pra visitar o Pará

Foto: divulgação




O Carimbó é uma tradicional expressão cultural do estado, é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Esse ritmo quente com danças e músicas de origem indígena originou vários outros ritmos de música como a Lambada, Tecnobrega, Merengue e Guitarrada.







Pato no Tucupi, típico prato da culinária paraense, que utilizam produtos naturais, colhidos da flora e da fauna Amazônica, único em qualquer lugar do mundo. Tem uma forte influência indígina e é muito apreciado pelos visitantes.






Círio de Nazaré celebrado há 224 anos, é uma devoção à padroeira dos paraenses, e rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré. A pequena imagem da santa foi encontrada pelo caboclo Plácido Ramos, às margens de um igarapé, onde atualmente fica a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que  é uma réplica menor, da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma.
Foto: Luiz Braga. Acervo Iphan-PA

A imagem da Santa percorre um trajeto de 3,6km, durante esse percusso são feitas muitas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, causando muita emoção aos fiéis.



 Foto:diairioonline
Há também o Círio fluvial que percorre 10 milhas náuticas - equivalente a 18,5 km). Começa no trapiche de Icoaraci com destino à Escadinha do Cais do Porto, em Belém e na chegada, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar.

Foto:turismo paraense

Búfalos: Você já pensou fazer um passeio montado em um búfalo? Aqui na Ilha do Marajó crianças e adultos fazem fila pra andar em cima desse dócil animal que são moradores das grandes fazendas pecuárias e que fazem parte de dois intens da culinária do Marajo: a carne de búfalo e o queijo do Marajó.


Foto:  guiaminhacidade.com

Alter do Chão: Eleita pelo britânico “The Guardian” como a praia mais bonita do Brasil, com suas areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajó, .distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada , ou por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.
Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. 


Foto: Dol
Mercado do Ver-o-Peso:   Um dos Cartões postais de Belém, fica as margens da baía do Guajará, uma imensa feira livre que reúne centenas de barracas de frutas, comidas típicas, doces, peixes, ervas medicinais, temperos, essências, artesanato... 
O ambiente é perfeito para experimentar as exóticas frutas típicas e as delíciosas comidas regionais. 
.Foto: pitadasdegastronomia.com




Sorvetes Regionais: se você gosta de experimentar novos sabores, e conhecer um pouco mais da cultura gastronômica paraense, aproveite pra conhecer os maravilhosos sorvetes com sabores regionais, as frutas são as mais diversas como: Cupuaçu, Castanha do Pará, Acaí, Carimbó, Mestiço,  Tapioca, Bacuri, Taperebá, Muruci..







 Foto: Dol
Foto:divulgação praia do pesqueiro - soure
Açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, que possui um pequeno caroço, é fruto do açaizeiro que pode chegar até 30 metros de altura cada tronco do açaizeiro produz até quatro cachos da fruta. O açaí é componente fundamental da dieta da população amazônica, está diretamente ligado ao aspecto cultural da região.



Praia de rio:
Aproveite para relaxar nas famosas praias de águas doce, também conhecidas como praia de rio, com cenários paradisíacos, águas calmas e cristalinas, são bem mais preservadas em comparação às praias de mar, ideais para o banho, contemplar a natureza e a prática de esportes.  Em alguns lugares, durante as épocas mais secas, bancos de areia surgem cortando essas paisagens, transformando estes destinos em verdadeiros balneários Foto:divulgação praia do pesqueiro - soure
Foto:na mira do leitor




Chuva da tarde: chegou o inverno amazônico e com ele vem vem as chuvas e o balanço das mangueiras, espalhando deliciosas mangas pela cidade. 









Por Ana Maria Rocha - Estagiária



Nenhum comentário:

Postar um comentário