quarta-feira, 23 de novembro de 2016

VOCÊ SABIA QUE O BRASIL PREFERE O PARÁ?


De acordo com a pesquisa anual sobre as tendências de viagem do buscador "Skyscanner", apontou que em 2017 a preferência do turista brasileiro é conhecer o Estado do Pará  Então, para você que já está programando a sua viagem de final de ano, presta atenção neste post e depois corra pra comprar a sua passagem para Belém.

Estação das docas/ Foto tirada do site Viaje Aqui Abril/ Por: Marcelo Soares
Vamos começar pela Estação das Docas, a versão belenense do Puerto Madeiro. Depois de restaurados, os galpões do século 19 - que mantiveram intocadas a bela estrutura em ferro inglês - se transformaram em um polo turístico. Ao todo, são três armazéns, por onde você pode encontrar os melhores restaurantes, lojas de lembrancinhas, lanchonetes, além do famoso e delicioso sorvete da CAIRU. Uma ótima opção para o fim da tarde, oferecendo uma maravilhosa vista do pôr-do-sol aos seus visitantes. Quando chega a noite, é hora do “happy-hour” acompanhado de apresentações musicais diárias sob um palco deslizante no teto do galpão.

Polo Joalheiro / Foto: Fernando Sette
Outros pontos turísticos foram reformados para ofertarem as melhores experiências possíveis a quem os visita. Temos como exemplo o espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, que já abrigou presídio, convento, olaria e hospital.  E agora abriga uma ourivesaria, a Casa do Artesão, onde jóias e artesanato são comercializados, e o Museu de Gemas do Pará, com amostras de cerâmica tapajônica e marajoara, minerais encontrados no estado e a primeira coleção de jóias desenvolvidas no polo. Para manter a história do local viva, uma das antigas celas do presídio virou um memorial que retrata a violência da vida na prisão.

Mercado Ver-o-Peso/Foto tirada do site Zarpo/ Por: Marcos Joel Reis

Bem pertinho, você pode conhecer ainda o Forte do Castelo, a Casa das Onze Janelas e o imperdível Mercado do Ver-o-Peso, considerado a maior feira livre da América Latina, o cartão postal é marcado pela mistura e por toda a singularidade marcante da cultura paraense.




Círio de Nazaré/ Foto: Fernando Sette
O Círio de Nazaré, conhecido como a maior manifestação religiosa do mundo, recebe milhares de pessoas de todos os estados e países todos os anos no mês de outubro. O “natal dos paraenses” espalha pela cidade o sentimento de amor, fraternidade, devoção e compaixão. Espalha também os melhores aromas, afinal é possível andar nas ruas durante todo o mês sentindo o cheiro da Maniçoba, e dos demais pratos típicos, característicos do almoço do Círio.



Mangal das Garças/ foto tirada do Flickr/ Por: Fábio Ferreira 
Você também tem que incluir no seu roteiro o Theatro da Paz, Mangal das Garças, Ver-o-Rio, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Museu Paraense Emílio Goeldi, Bosque Rodrigues Alves e o Museu de Arte Sacra (Clique em cima do nome e saiba mais sobre cada um). No domingo de manhã, a Praça da República te espera para um delicioso passeio ao som de grupos culturais, rodeados de comidas diversas, atrações e compras para todos os gostos.

A grande metrópole da Amazônia conta com toda a infraestrutura para a sua estadia, com hotéis que variam do requinte, como o Grand Mercure, Atrium Quinta das Pedras, Golden Tulip, Belém Princesa Louçã, aos econômicos: Soft In Batista Campos,Hotel Ibis e  a Pousada Portas da Amazônia.

Ilha de Mosqueiro/ Foto: Luiz Braga
Para descansar depois de todos esses passeios, a pedida é dar uma passadinha pelas praias do estado. Mosqueiro, a ilha que fica a menos de 2 horas da cidade proporciona aos seus visitantes a inusitada experiência de uma praia de água doce com ondas. 


Alter-do-Chão/ Foto: Fernando Sette
Ou você pode dar uma esticadinha um pouco mais longe, para Alter-do-Chão, “O caribe brasileiro”. As praias da vila, que só aparecem no período de vazante do rio Tapajós - entre os meses de agosto a novembro - têm águas doces, quentes e em tons de azul-turquesa, além de emolduradas por areias branquinhas. O programa é relaxar e apreciar as delícias da culinária local, à base de peixes. Algodoal, Salinas, Salvaterra e Soure são outras ótimas pedidas para o seu mergulho na praia.

Não existe melhor época para visitar o Pará, afinal o estado está sempre preparado para receber você e a sua família repleto de paisagens exóticas, gastronomia singular, cultura e uma receptividade que só o paraense tem! Não espere mais, comece a programar as suas férias, o Pará te espera!



Por Luana Cantanhede - Estagiária 

Um comentário: