segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Visite o Pará no Círio

Foto: Fernando Sette - SETUR-PA
A imagem de Nossa Senhora Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza, em 1700, às margens do Igarapé Murucutu, local que hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré. A Basílica abriga o Museu do Círio, um espaço que guarda objetos de promessas inusitados, símbolos das romarias como a corda, os brinquedos de miriti e ainda mantêm um trabalho especial de preservação dos mantos usados pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Conta a história que a imagem estava às margens do Igarapé Murucutu quando foi achada pelo caboclo Plácido José de Souza, que a levou para sua humilde casa. No dia seguinte ela desapareceu. Plácido foi procurá-la e, adivinhe? Lá estava a santinha, no mesmo igarapé.

Este fato se repetiu várias vezes, até o caboclo compreender que o lugar dela era ali mesmo, às margens do igarapé. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela para abrigar a imagem, que em 1852, deixou de ser capela para ser construída a Basílica Santuário de Nazaré.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará, sendo o primeiro Círio, realizado no ano seguinte. 
Foto: Site da Basílica Santuário de Nazaré

Nossa senhora de Nazaré é considerada a Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia, e arrasta hoje mais de dois milhões de fieis em suas romarias, sendo o Círio, a procissão mais esperada no decorrer do ano, onde a Basílica Santuário de Nazaré é o local de partida e chegada para saudar, adorar e agradecer a Virgem de Nazaré. 

Venha para o Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro e conheça mais essa história.
Aproveite, chegue uma semana antes e conheça os principais atrativos turísticos de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário