sábado, 6 de agosto de 2016

Venha ao Pará em outubro e participe do Círio de Nazaré

Círio de Nazaré/ Foto: Eliseu Dias Agência Pará
O evento turístico e religioso acontece em Belém e move mais de dois milhões de pessoas pelas ruas da cidade. A programação da quadra nazarena é longa e mais intensa a partir de 8 de outubro, com a marcante Romaria Fluvial, quando os fiéis homenageiam a Virgem de Nazaré, navegando pelas águas da baia do Guajará, saindo pela manhã do trapiche de Icoaraci até a Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas.
Trasladação/ Foto: Eliseu Dias Agência Pará

Na mesma data, ao final da tarde, acontece a Trasladação.  Procissão noturna que sai do Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Nazaré, e segue até a Igreja da Sé, localizada no bairro da Cidade Velha. Por ser noturna, a Trasladação torna-se um verdadeiro espetáculo de cores, sons e luzes para saudar a Virgem de Nazaré.

Romaria Fluvial / Foto: Eliseu Dias
No dia 9 acontece a tradicional procissão do Círio de Nazaré, a festa religiosa do Pará e expressão da cultura amazônica para o mundo. A procissão inicia pela manhã saindo da Igreja da Sé, na Cidade Velha e percorre 3.600km até chegar à Praça Santuário de Nazaré, no bairro que tem o mesmo nome da peregrina. Durante o trajeto são prestadas várias homenagens à Rainha da Amazônia, padroeira do povo do Pará.

Pato no Tucupi/ Foto: Cristino Martins Agência Pará
A gastronomia é um convite à parte para você experimentar o sabor original dos pratos típicos do Pará. Na ceia do paraense, que lembra o natal, o pato no tucupi, maniçoba, e outras delícias que podem ser degustadas nos melhores restaurantes da Estação das Docas e em outros de Belém.

Brinquedos de Miriti/ Foto: Fernando Sette
Para as crianças a diversão fica por conta dos famosos brinquedos de miriti, que retratam de maneira única e sustentável as lendas amazônicas, os personagens do cotidiano ribeirinho e a fé que move o Pará. Os brinquedos podem ser comprados na tradicional Feira de Miriti, que acontece na Praça Maestro Waldemar Henrique, quando mais de 100 famílias, a maioria do município de Abaetetuba, expõem seus produtos.   

Auto do Círio/ Foto: Cristino Martins Agência Pará
Você que busca algo mais lúdico, acontece também neste período o Auto do Círio, um cortejo popular, realizado pelas ruas do bairro da Cidade Velha onde são apresentadas manifestações artístico-culturais: o teatro, a  dança, a música e outros aspectos integram a encenação que congrega artistas e profissionais amadores da área. Um espetáculo itinerante a céu aberto misturando o popular com o erudito, expressão profana do sagrado legado histórico do Círio.

Na Festa da Chiquita você pode encontrar o lado mais "profano" desta temporada. Evento organizado pela comunidade LGBT da capital paraense e ocorre no Bar do Parque, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. São shows de transformistas, travestis e drag queens para tornar sua viagem ainda mais rica.

Praias, trilhas, circuitos gastronômicos, exposições, shows musicais e outros eventos reforçam o convite para que você, em outubro, prestigie o Círio de Nazaré no Pará. 
Voos regulares acontecem neste período, reserve um bom hotel.  O Pará espera por você na obra-prima da Amazônica.

Conheça o Pará :
Facebook, Instagram e Twitter: @VisitPará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário