segunda-feira, 25 de julho de 2016

Descubra os encantos da região do Xingu

Pôr do sol no rio Xingu
© Wilson Soares - Abrajet Pará
O Xingu encanta por sua diversidade de flora e fauna, e também é guardiã de algumas das etnias indígenas do Pará, a exemplo das etnias dos índios Aweti,Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê,Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá,Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja,Yawalapiti

Usina de Belo Monte - Rio Xingu
© Allyson Neri / Setur-PA

Lá encontra-se também a Usina Belo Monte, que levará desenvolvimento à região de Altamira (PA) e aos municípios vizinhos, além de propiciar a melhoria das condições de vida de cerca de 5.000 famílias que residem em palafitas. 




Balneário do Pedral – Altamira
© Paulo Santos
A região é muito procurada nesta época do ano por que as águas do rio que dá nome à região baixam e revelam praias que são verdadeiros paraísos às margens do rio. O principal município que oferta lazer em meio às belas praias de rio e um sol característico do verão é Altamira. O município paraense está ás margens do Rio Xingu, o que proporciona a chamada "volta grande do Xingu", trecho sinuoso e cheio de cachoeiras. 

Cachoeira da Fumaça em Altamira 
© Jean Barbosa


O relevo acidentado cria paisagens de belezas inigualáveis, cachoeiras, corredeiras e lagos com águas claras oferecem ao turista um ótimo ambiente de calma, reencontro com a natureza e lazer nas praias de água doce.




Mercado Municipal - Altamira 
© Allyson Neri / Setur-PA
Seu roteiro deve incluir a Casa do índio, o Monumento dos Jogos indígenas, o trapiche, centro de artesanato, o Parque Natural de Altamira,o Mercado Municipal, onde ocorre uma das feiras-livre da cidade. E ao fim da tarde, a dica é a Orla de Altamira, para um passeio às margens do Rio Xingu, e depois, uma passada na Praça do Mirante, na qual oferece diversos atrativos de lazer, além de proporcionar do alto mirante a exuberante paisagem do Rio Xingu e seu entrono.

Pesca Esportiva no Sítio
Pesqueiro do Xingu - Altamira
© João Ramid / Setur-PA
O Rio Xingu é propício para passeios de barco, quando se pode ver suas corredeiras e ilhas. O grande atrativo fica por conta da pesca de espécies como tucunarés, cachorras, surubins e pirararas. A pesca amadora é praticada como um lazer, esporte ou hobby. Também conhecida como “pesca esportiva”, “pesca de lazer”, “pesca desportiva” e “pesca recreativa”.




Confira as principais praias e balneários de Altamira e compartilhe suas #feriasPA no Xingu postando sempre com a visualização pública.


Balneário Recanto Cardoso
© Allyson Neri / Setur-PA
· Balneário Recanto Cardoso: localizado à 10km da sede de Altamira, este balneário oferece excelente infra-estrutura de acomodação como apartamentos para hospedagem, bar e restaurante, lago propicio para prática de esportes náuticos, quiosques com churrasqueiras e até salão para eventos. O balneário apresenta ainda uma fauna e flora tipicamente amazônica com araras e iguanas que circulam livremente pelo local.

· Balneario do Pedral: distante 8 km da cidade, pela via rodoviária, o Balneário do Pedral é o mais famoso e freqüentado de Altamira. Uma boa opção para os finais de semana, com vários quiosques oferecendo comidas típicas e peixe fresco para um almoço delicioso, ao som de música ao vivo de grupos locais.

· Balneário do Jôa: ótimo local para refrescar o calor com várias quedas d’água do rio Xingu. 

· Praia do Pajé: a praia do Pajé é uma das que mais chamam atenção dos turistas pelo clima ameno proporcionado pela quantidade de arvores em toda a sua extensão. Existe também um igarapé que deságua na lateral desta praia.

· Praia do Besouro: praia com área de camping. Seu acesso é somente fluvial em cerca de 15 a 30 minutos de travessia.

· Praia do Sossego: possui vegetação variada, com coqueiros e açaizeiros. O acesso via fluvial leva de 10 a 20 minutos. 

Acesso: 

- Via aérea: Voos regulares partindo do Aeroporto Internacional de Belém, com cerca de 1h20min de viagem

- Via rodoviária: Partindo de Belém pela BR-316 até a PA-475, segue-se pela BR-320 até Altamira. A viagem leva cerca de 12 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário