segunda-feira, 4 de abril de 2016

Xingu: Altamira e sua famosa pesca esportiva

© João Ramid


A região do Xingu, no Pará, faz parte do Brasil que ainda precisa ser descoberto, sobretudo para quem gosta de explorar lugares pouco conhecidos, rios piscosos e seus afluentes, praias fluviais, formações rochosas, grutas, cachoeiras e igarapés.




© João Ramid

Maior município do Brasil e localizado na margem esquerda do rio Xingu, Altamira é cercado pela floresta. O artesanato é um dos mais originais, pois é feito com base em materiais incomuns. O rio é propício para passeios de barco, quando se pode ver suas corredeiras e ilhas. Mas o grande atrativo fica por conta da pesca de espécies como tucunarés, cachorras, surubins e pirararas.


© Paulo Santos
A pesca amadora é praticada como um lazer, esporte ou hobby. Também conhecida como “pesca esportiva”, “pesca de lazer”, “pesca desportiva” e “pesca recreativa”, a pesca amadora é praticada no mar, em rios, lagos naturais, açudes, criatórios comerciais, utilizando-se apenas vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha de pesca, anzol e iscas naturais ou artificiais.


Como Chegar? Via terrestre a partir de Belém: PA-150 até Goianésia do Pará, em seguida PA-263 até Tucuruí, BR-422 até Novo Repartimento e BR-230 (rodovia Transamazônica-Transmaranhão). Via arérea: de Belém partem vôos regulares e diretos, com tempo estimado de 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário