terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Encantos e lendas do Pará: vitória-régia

Vitória-Régia - Museu Paraense Emílio Goedi
© Maria Luisa Fonseca
Você sabia que o nome Vitória-Régia significa estrela das águas? Não? Então presta atenção na história que vai ser contada. 

O nome vitória-régia surgiu de uma lenda antiga, que conta a história de uma índia chamada Naiá. Ela era apaixonada pela lua e desejava ser escolhida por ela para ser transformada em uma estrela. Naiá saía todas as noites de sua oca, para ser vista pela lua. Já não dormia mais. Andava na beira do lago, tentando despertar a atenção da lua. Uma noite, a índia viu nas águas do lago a figura da lua e imaginou que ela havia chegado para buscá-la. Naiá se atirou nas águas do lago, morrendo afogada. 

A lua, comovida ao sacrifício da bela índia, transformou-a em uma estrela diferente e resolveu imortalizá-la na terra, transformando-a em uma delicada flor: a vitória-régia. 

Por conta disso, as flores da vitória-régia só abrem durante a noite, lançando seu perfume ativo com suas pétalas brancas. Venha visitar o Museu Emílio Goeldi e veja a beleza dessas plantas da região Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário