domingo, 17 de janeiro de 2016

Belém 400 anos: Projeto Circular


Foto: Flickr - Cinthya Marques
Em Belém, visite o Projeto Circular, um circuito de casas e organizações culturais que recebem programações culturais e gastronômicas, no bairro da Campina, sempre aos domingos a cada dois meses. Criado para aproximar os habitantes e visitantes do lugar com a arte, permitindo interação e novos hábitos de consumir a cultura paraense.

São mais de 30 espaços de arte voltados à música ou esporte, pequenos restaurantes, museus e atelier de artes visuais, teatro, terapias alternativas e brechós, que abrem as portas no Centro Histórico de Belém.

Você sabia?

Foto: Flickr - Cinthya Marques
A Baía do Guajará foi onde a expedição portuguesa iniciou em janeiro de 1616 a construção de um forte, que depois de construído marcaria o surgimento de Belém. Os traçados das primeiras ruas iniciaram na primeira metade do século XVII, formando parte dos bairros hoje conhecidos como Campina e Cidade Velha. Com vários monumentos e casas tombadas, o espaço hoje compõe o Centro Histórico, que foi transformado em uma zona comercial, com lojas populares e sem moradores residenciais. Foi só no final dos anos 90, que alguns artistas locais começaram a fixar residência na Campina, assim como instituições e casas particulares promotoras de atividades culturais. E assim o centro histórico foi ganhando um perfil de bairro cultural. Ao visitar o lugar, não deixe de conhecer o Projeto Circular, e apreciar música boa comida, artes plásticas e visuais, teatro.

Foto: Viramundoemundovirado
Acontece Hoje!

Romaria em homenagem a São Benedito das Rosas, com participação da Marujada de Bragança, dentro da programação da 10ª edição do projeto Circular Campina Cidade Velha. É neste domingo, 17, em homenagem aos 400 anos de Belém.

Pará Indica! 

Foto: Michele Cunha - Projeto Circular
Participe do Roteiro Geo-Turístico em homenagem aos 400 anos de Belém, durante a programação do Projeto Circular que acontece no bairro da Campina, no Centro Histórico de Belém. O percurso, neste domingo, dia 17, começa no Forte do Presépio, às 8h30, passa pelos principais atrativos turísticos e culturais do bairro e finaliza por volta de 10h30, na Praça Dom Pedro II. A visita vai incluir o Forte do Presépio, Feira do Açaí, Complexo Feliz Lusitânia, Rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Museu do Estado do Pará (Palácio do Governo), Museu de Arte de Belém (sede da Prefeitura) e Praça Dom Pedro II, patrimônios arquitetônicos que guarda a história da capital do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário