quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Belém 400 anos: Museus de Belém

Museu do Estado do Pará - Foto: Agência Pará
Belém é uma cidade que respira cultura. Guardiã de acervos históricos, culturais e arquitetônico da Amazônia e do Brasil, a capital paraense possui diversos museus históricos para quem busca conhecimento e curiosidade sobre o Pará, a colonização e a presença portuguesa. 

Visite alguns dos museus mais famosos de Belém, como o Museu do Estado do Pará, o Museu do Círio, Museu de Arte Sacra do Pará, Museu do Encontro e o Museu de Arte de Belém. Referências para todos aqueles que apreciam uma boa história. 


Você sabia 

Museu de Arte Sacra do Pará
Foto: Geraldo Ramos / OS PARÁ 2000
O Museu do Estado do Pará (MEP), está localizado no Palácio Lauro Sodré, uma das obras do celebrado arquiteto italiano Antônio Landi e foi sede da Província Portuguesa do Grão Pará e Maranhão. Atualmente, o Museu Histórico do Estado do Pará possui um acervo diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias de variados contextos.

O Museu de Arte Sacra do Pará (MAS) é composto pela Igreja de Santo Alexandre. Além da função litúrgica, a igreja também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal, fazendo parte do roteiro de visitação do museu. 


Acontece Hoje!

Museu de Arte de Belém - Foto: Divulgação
O Museu de Arte de Belém (MABE) convida a todos para a exposição “Um Olhar Contemporâneo sobre a Arte no Pará”, que começou no dia 12 de janeiro, inserida na programação dos 400 anos de Belém. A exposição tem como objetivo dar visibilidade e aprofundar o conhecimento das obras produzidas no Pará, e mostra a trajetória da arte contemporânea no Estado.



Pará Indica! 

Entre tantos museus importante e de referência na cidade de Belém, indicamos o Museu do Círio. O espaço, localizado no centro histórico da cidade de Belém, conta com curiosidades e histórias de devoção a Nossa Senhora de Nazaré, padroreira dos paraenses. No local é possível contemplar peças organizadas em 10 coleções, que vão desde a arte sacra do século XIX, ex-votos (objetos que representam pedidos e agradecimentos de fiéis), arte popular em miriti, representações do lado profano da festa e muito mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário