sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Theatro da Paz: um presente do passado de Belém em seus 400 anos


Um merecido presente para Belém,o Theatro da Paz
representa o passado de uma história
de transformação de Belém
O Theatro da Paz carrega consigo a fama de ser
 o maior teatro do Norte
Por: Benigna Soares – DPRT/Setur-Pará 

Belém completa 400 anos em janeiro de 2016. Motivos para celebrar existem muitos, afinal a cidade tem recebido, ano após ano, muitos presentes em sua nova estruturação urbana. Estação das Docas, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Terminal Hidroviário, Polo Joalheiro (Espaço São José Liberto) e tantos outros imponentes espaços de acolhimento da arte e da cultura do Pará se levantaram em meio à paisagem natural da cidade, em perfeita sintonia com os anseios da população e dos turistas quanto a sua utilidade pública.

Neste contexto, é relevante observar que não há dúvida da importância da resignificação dos espaços históricos e arquitetônicos do Pará para a valorização e fortalecimento do turismo. Por outro lado, alguns desses espaços são seculares e não perdem o brilho com os efeitos da pós-modernidade e da hibridez cultural e arquitetônica de Belém. É o caso do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Parque da Residência, Palácio Antônio Lemos, Palácio Lauro Sodré (Museu Histórico do Estado do Pará), prédios que ostentam arquiteturas muito valiosas. 

Merece destaque a acústica perfeita
 do Theatro da Paz
Entre estes espaços um merece destaque especial, o Theatro da Paz, pois é a mais significativa contribuição da Belle Époque, inspiração da cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no século XIX (1871) e por aqui se fortaleceu no Ciclo da Borracha. Com quase a metade da idade de Belém, o Theatro da Paz, que em fevereiro próximo completa 138 anos, tem reservado um lugar especial no imaginário do paraense e em especial no coração dos turistas que visitaram Belém pelo menos uma vez na vida. 

O Theatro da Paz completa 138 anos em
 fevereiro de 2016
Fundado em 1878, seu nome foi uma alusão ao fim da Guerra do Paraguai. O Theatro da Paz tornou-se famoso pelo seu luxo e exuberância, características marcantes da Belle Èpoque, período do apogeu do ciclo da borracha no Brasil. O projeto arquitetônico foi idealizado por José Tibúrcio de Magalhães, engenheiros militar que tomou como inspiração o teatro italiano Scalla, de Milão, e tornou-se o a primeira grande casa de espetáculos da Amazônia. Atualmente é considerado o maior teatro da Região Norte. 

O Theatro da Paz tornou-se famoso pelo seu luxo e
exuberância, características marcantes da Belle Èpoque
O auge do teatro se deu em dois momentos. O primeiro deles foi durante o período da borracha, o que garantiu a vinda de diversas companhias artísticas tanto brasileiras quanto internacionais à Amazônia. Entre 1887 a 1890 o patrimônio histórico teve a sua primeira reforma, no entanto, foi no ano de 1904 que o teatro foi completamente adaptado para a Belle Èpoque, e onde ele passa a ter sua aparência definitiva. Com o declínio da borracha o teatro foi perdendo sua glória, voltando a se reerguer por completo somente no Século XX após algumas reformas. 

Em 1978 em comemoração ao seu centenário o Theatro da Paz recebeu o Projeto Pixinguinha que lançou grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Djavan, Simone, Alceu Valença e Beth Carvalho. A fama do Theatro da Paz não se deve apenas aos seus espetáculos, mas também à sua arquitetura neoclássica, como suas colunas gregas, além de ser guardião de obras de diversos artistas como Armando Baloni e Domenico D’Angelis. Merece destaque sua acústica perfeita. 

O Theatro da Paz carrega consigo não só a fama de ser o maior teatro do Norte, mas também as lembranças e os reflexos da sociedade da Belle Époque em Belém, sendo considerado um Patrimônio Histórico do Pará. Artistas do Brasil e do exterior disputam espaço na agenda do Theatro, que entre os principais eventos sedia anualmente o Festival Internacional de Ópera, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará – Secult.

Um merecido presente para Belém,o Theatro da Paz representa o passado de uma história de transformação de Belém. Merece ser visitado sempre, e por isso está no roteiro indicado pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) para quem escolhe Belém para uma temporada de férias, um evento, um final de semana no Pará: a Obra-Prima da Amazônia. 

Conheça o Pará: www.tourpara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário