quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Setur entrega inventário turístico de Marituba

Foto: Divulgação / Ascom Setur
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entregou o inventário turístico de Marituba, ao prefeito do município, Mário Filho, nesta quinta-feira (15), na sede do órgão turístico da gestão estadual. O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“O inventário é uma ferramenta de informações do município para o trabalho das políticas, como por exemplo dos atrativos naturais e culturais. É, na verdade, um macro olhar e mapeamento para o planejamento de ações, criação de oportunidades e atração de investimentos, que gerem negócios no município”, explica a diretora de Políticas da Setur, Fátima Gonçalves.

De acordo com Adenauer Góes, o turismo tem a capacidade de trazer e promover a valorização da cultura, gerar novos negócios, viabilizar muitos postos de trabalho e com isso proporcionar para a população mais qualidade de vida. Ele também lembrou o papel que Marituba terá no desenvolvimento da Rota Turística Belém-Bragança.

“Esse é um documento fundamental. É como se fosse um raio x do turismo no município, e que serve como base e referência para ações futuras. A estratégia da Rota Turística Belém-Bragança é aquilo que nos une mais. Sempre faço questão de frisar o exemplo de Marituba como um município ativo e atuante, nessa relação com o Governo do Estado. A medida que os demais municípios compreenderem melhor este processo, a rota ganhará mais corpo”, aponta Góes.

O prefeito de Marituba, Mário Filho, falou do trabalho que realiza há 17 meses a frente do município e do projeto preparado para ocupar os galpões da antiga estrada de ferro localizados na BR. “Já temos um projeto básico pronto para ocupação daqueles galpões. Neles construiremos um centro de convenções, uma exposição permanente de flores regionais e o museu histórico municipal, contando a nossa história e também da ferrovia. Quando estiver tudo pronto, será um dos principais pontos de visitação da rota turística”, disse.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário