quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pará: uma explosão de sabores

Um dos pontos mais surpreendentes do Pará são seus sabores singulares e de perfeita harmonia. Alta gastronomia unida ao tempero cultural paraense

Por:  Lysis Pupo 

Em minha primeira experiência, almoço em um casarão tombado e muito charmoso, o Point do Açaí. O cardápio é bem variado e como seu próprio nome leva, o Açaí aqui á a grande estrela.


Minha sugestão é a chapa mista com açaí. Neste prato estão a carne seca, filés, camarões salteados e dois tipos de peixes típicos, o filhote que tem textura e sabor de peixe de água salgada. 
Já o Peixe de água doce é o pirarucu. que posso denominar de o bacalhau brasileiro, de sabor intenso e uma textura que desfia. Tudo isto acompanhado a uma tigela deliciosa de açaí, aliás, que açaí! Extremamente bem executado, com os pontos das carnes perfeitos.

E não deixe de experimentar o camarão empanado de entrada, é de comer ajoelhado, com a cerveja Tijuca da Cerpa e o calor de Belém, um almoço perfeito!


Para quem é do sul e sudeste, deve agora estar achando um pouco estranho, comer açaí no prato principal. Mas para o paraense estranho mesmo somos nós que consumimos o açaí com cereais e bananas. Mas viajar é isto, deixar que a cultura do lugar penetre no seu paladar.

Bom, percorra as áreas de Belém, e se programe para jantar no Famiglia Sicília, incrivelmente decorado e com uma Chef sensacional, Angela, muito competente e esforçada, a casa tem mais de 25 anos.  Prepare-se para novas descobertas de sabores.

No cardápio além da tradicional comida italiana, algumas novidades me chamaram muito a atenção e não pude deixar de provar. De entrada recebi um rolinho de massa filó, recheada de carne de porco cozida por 17 horas. Derretia na boca e a acidez do molho triunfava no paladar. A entrada não só agradou bastante como deixou o gosto de quero mais....

O segundo prato foi um risoto de arroz negro com frutos do mar e lascas de salmão. A técnica usada é complexa, primeiro por que o ponto do arroz negro é singular, um pouco mais firme em sua consistência, deixa um leve crocante na boca. Os frutos do mar foram impecavelmente cozidos e as lascas de salmão finalizam bem o prato.
Amo doces e, caso agüente, experimente como sobremesas dois que são igualmente deliciosos. O merengue de morango, que conta com uma calda de balsâmico, e quebra o doce do açúcar do suspiro e também o petit gateau de creme de castanha-do-Pará e chocolate de fabricação própria. São fantásticos. 

Um passeio que todo gourmet terá que fazer obrigatoriamente e ir ao Ver o Peso, um mercado livre que é separado por setores. Para os interessados em novos sabores, aconselho provar uma fruta chamada sapoti, uma mistura de manga com pêssego, exótica e de sabor ímpar.

Tapioca então tem tantas texturas incríveis, fica até difícil escolher uma. Depois não deixe de ver os salgados, que vontade de fazer uma feijoada, os produtos sorriem para qualquer cozinheiro de plantão.
E lógico, os camarões salgados, de todos os tamanhos, estes já abrem o apetite só de serem olhados, principalmente para os amantes deste fruto do mar.

As castanhas-do-Pará são de encher os olhos, nunca tinha visto castanhas tão gorduchas e grandes, agora peca para descascarem uma castanha crua, mais fresca, ela solta um leite e uma textura da carne do coco, um pouco diferente do que estamos acostumados, já tive idéias incríveis para colocar em receitas com peixes ensopados.

Depois de acordar cedo e passear no mercado, dirija-se para o Benjamim, um restaurante aconchegante e lindamente decorado. Lá tive a honra de degustar o cardápio da Chef Carolina,  incluindo uma sobremesa. De entrada o camarão empanado com tapioca, e molho de tucupi, bem crocante por fora. Depois um arroz com filhote e farofinha bem crocante, extremamente saboroso. Um filhote com pirão de camarão, que estava divino. E o mais sofisticado dos pratos, foi sem sombra de dúvida a sobremesa, de cupuaçu com chocolate e sal negro, sublime!

Outro Chef que merece meu destaque é o Caca Rodrigues, que fez literalmente uma orgia gastronômica na noite do Círio de Nazaré, considerado pelo Pará o Natal. Vamos lá, provei um pouco de tudo, e olha que tinha por volta de uns 20 pratos diferentes, todos excelentes, mas  meus destaques são para o filhote na moqueca e o vatapá paraense, comidas típicas e que explodiam de tanto sabor.
Meu conselho é, fique hospedado no Crowne Plaza que você irá sair não só satisfeito na hospedagem, mas também na gastronomia.
Vatapá Paraemse
E para encerrar, minha ultima dica é o Amazon Beer. da Estação das Docas, um espaço lindo, a beira do rio, e com música ao vivo. Com o calor de Belém você encontrará uma cervejaria artesanal, com várias e boas opções, que vai desde um paladar mais suave, até as mais encorpadas. Para acompanhar, peça o sensacional espeto de camarão com arroz a grega, equilibrado e muito saboroso. Também não deixe de experimentar o queijo do Marajó na chapa servido com pãozinho. Para quem preferir peixe, a pescada com crosta de castanha é deliciosa. De sobremesa os sorvetes de açaí, tapioca e cupuaçu são refrescantes e envolventes.

Não deixe de pedir os sucos de cupuaçu e de tangerina são espetaculares!

Ainda com o paladar explodindo da riqueza paraense, me despeço com gostinho de querer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário