quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mostra “Divino Manto” reúne diferentes linguagens artísticas em espaços culturais de Belém

Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes, Biblioteca Arthur Vianna
e Galeria Theodoro Braga recebem exposições da mostra “Divino Manto”
Foto: IONALDO RODRIGUES / ASCOM FCP
A representação do Manto que cobre a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha significado cultural a partir da mostra “Divino Manto”, com a apresentação de trabalhos resultantes das oficinas realizadas no Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes, Biblioteca Arthur Vianna e Galeria Theodoro Braga.

No Círio, a tradição de confeccionar um manto para Nossa Senhora de Nazaré surgiu na década de 1960. Uma espécie de trabalho artesanal e coletivo, inicialmente feito com material doado por promesseiros, realizado durante muitos anos pelas freiras da Irmandade de Santana – congregação religiosa de origem europeia – que vivem no Colégio Gentil Bittencourt, local que abriga a imagem da Virgem.

Pinturas, desenhos, esculturas, bordados, oratórios, gravuras e mantos
confeccionados com materiais recicláveis compõem a mostra.
Foto: DIOGO VIANNA / ASCOM FCP
“A gente fica feliz em poder, além de conhecer e exercitar uma forma de arte, dedicar uma parte do nosso tempo a esta homenagem a Nossa Senhora. Tentei reproduzir no manto diversos símbolos do Círio, como a flor-de-lis, símbolo do cristianismo; também tentei por meio da técnica aprendida aqui, dar uma impressão de azulejaria – algo que nos remete muito ao centro histórico de Belém. Espero que o público goste”, diz Silvana Penin, 61, aluna da oficina Divino Manto, realizada no atelier da Galeria Theodoro Braga.

Como “tradição”, embora parte de um passado bem recente, uma vez incorporado à tradição maior da Festa de Nazaré, o Manto que envolve a imagem também é capaz de se somar ao peso histórico do Círio, reforçando e legitimando o caráter de devoção que comporta esse rito religioso, que se repete e renova a cada ano.

Leia mais: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário