sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Comidinha de Praia: vem para Salinas neste final de semana


Neste final de semana, de 23 a 25 de outubro, Salinas recebe a terceira edição do projeto Comidinha de Praia. Este ano são 24 pratos, dentre principais, entradas, drinks e sobremesas, que estarão disponíveis para degustação e votação do público no final de semana do recírio. Os preços variam entre 5 e 15 reais por comidinha. Cada receita é exclusiva e após o evento entra no cardápio dos estabelecimentos. Haverá ainda a premiação dos melhores pratos.

Além das receitas dos chefes das praias de Salinas, o Comidinha de Praia também terá shows de grupos folclóricos locais e dos artistas Gláfira Lobo, Casa de Música do Sesc e projeto Pinã Colada com Camila Honda, Nanna Reis, Natália Matos e Juliana Sinimbu. Gláfira faz o show de abertura do evento, na sexta, 23, às 8 da noite. No sábado, 24, quem se apresenta é o grupo Casa de Música, formado por professores da rede Sesc. Já as cantoras que compõem o projeto Pinã Colada encerram o evento no domingo, 25. Em todas as noites há ainda apresentações de grupos folclóricos locais.

Criado em 2013 com a intenção de incentivar o turismo local fora do período de alta temporada, o Comidinha de Praia tem formato de festival gastronômico e busca a estimular a profissionalização dos empresários e negócios da região. Realizado pela Rede de Desenvolvimento Sustentável e Turística da Amazônia Atlântica, Redestur, o Comidinha de Praia também se coloca como fomentador da criação de produtos turísticos e da valorização da gastronomia local, com a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Valorização da cultura local 

Desde a sua criação, o evento já faz parte do calendário turístico do Pará e da Amazônia. É um mix de culinária, música e praia. Um convite aos que apreciam belezas naturais da Amazônia, a cultura e a boa mesa, com a participação dos principais restaurantes da cidade, em um festival aberto regado à “comidinhas de praia”. A infraestrutura envolve quiosques dos restaurantes, equipados e decorados, palco central e feira com produção dos artesão do município de Salinópolis.

Em sua terceira edição, o Comidinha de Praia 2015 traz um maior envolvimento dos artistas e produtores da região de Salinas, desde a presença dos artesãos dentro da feira gastronômica, até as apresentações de artistas locais como a banda Som de Praia e o Grupo de Carimbó Revelação do Zimba.

As duas primeiras edições do evento, em 2013 e 2014, levaram 15 mil pessoas ao município, gerando um faturamento em torno de 30 mil reais em cada edição. Sua relevância o torna hoje um dos principais projetos de referência empresarial do Sebrae/Pa e Polo Amazônia Atlântica.
 
Rede de Turismo 

O Comidinha de Praia é uma realização da Rede de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Atlântica – REDESTUR, com patrocínio do SEBRAE e Banco da Amazônia; e apoio cultural da Fundação Rômulo Maioriana, Jornal e TV Liberal, Rede Cultura de Comunicação, Amazônia Marketing, Hotel Solar, Marujos Restaurantes, Sesc-Pa, Secretaria de Turismo de Salinas - Setursal; e apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo - Setur-Pa.

Programação

Dia 23, Sexta-feira:
18h - Abertura com apresentação de patrocinadores e dos 24 chefs envolvidos
- Tour de degustação com convidados e autoridades presentes.
20h - Grupo de Carimbó Revelação do Zimba, de Salinas
21h - Show da cantora Gláfira Lobo

Dia 24, Sábado:
18h - Apresentação do Grupo Casa de Música, Sesc-Pa
21h - Carimbó Elétrico com Vittrag Maués

Dia 25, Domingo:
18h - Show da Banda Som da Praia, de Salinas
19h - Cerimônia de Premiação Gastronômica do Festival: Melhor "Comidinha", Melhor Drink, Melhor Serviço
21h - Show da Banda Piña Colada (Camila Honda, Natália Matos, Nanna Reis e Juliana Sinimbu)

Leia mais: Fanpage Oficial Comidinha de Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário