segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Círio de Nazaré: Pará divulga números da Pesquisa do Perfil do Romeiro da Corda

Como resultado de uma pesquisa inédita, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) divulgam os números da Pesquisa do Perfil do Romeiro da Corda do Círio de Nazaré, nesta quarta-feira (07), no auditório da Setur, no bairro do Reduto.

Realizada durante o sábado da Trasladação e o domingo do Círio de Nazaré, a pesquisa que aplicou 1200 questionários revelará dados nunca antes levantados como o local de origem deste romeiro, quantos são homens e mulheres, grau de escolaridade, faixa etária, renda salarial, ocupação, entre outros dados sociais e econômicos, mas sobretudo, informações sobre quantas vezes este romeiro já acompanhou as procissões levando a corda, qual motivo de sua participação e graça alcançada, se pretende participar da corda em outros anos, se é a favor ou contra o corte da corda antes de findada as procissões.

A corda foi utilizada pela primeira vez no Círio de 1855 e pouco mais de 7 mil pessoas tomam parte na procissão conduzindo a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré por meio da corda. “A pesquisa vai revelar dados extremamente importantes e inéditos de um dos maiores símbolos que compõem a festividade de Nazaré, de um ícone importantíssimo, que é a corda do Círio”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. A ação contou também com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria da Festa de Nazaré.

Serviço – Divulgação e apresentação dos números da Pesquisa do Perfil do Romeiro da Corda, nesta quarta-feira (07), no auditório da Setur, localizado na Praça Maestro Waldemar Henrique, s/n, no bairro do Reduto. Mais informações: (91) 3110-5007 / 98896-2043

Nenhum comentário:

Postar um comentário