sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CIPTUR reforça segurança dos turistas do Círio

Foto: Agência Pará
São esperados no Pará durante o mês de outubro para a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 84 mil turistas, que neste domingo, 11 de outubro, se juntam aos mais de 2 milhões de romeiros que participam do maior evento religioso da Amazônia. Para assegurar a tranquilidade dos visitantes e também de quem vive em Belém o Comando Independente da Polícia Turística (Ciptur) reforçou a segurança nos principais pontos de visitação.

O reforço tem como fundamento pesquisa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) que aponta os lugares preferidos dos visitantes: em primeiro a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (23,7%), Estação das Docas (22,6%), Complexo Ver-o-Peso (19,3%), Mangal das Garças (9,5%) e Portal da Amazônia (5,2%). 

Foto: Agência Pará
“Estes são os cinco locais mais visitados e procurados pelo turista durante sua estada na capital paraense para a festividade do Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade, a cultura e o lazer como os principais pontos positivos da cidade”. Diz Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará.

Turista Internacional - O reforço nesses espaços, segundo o Major Ricardo Polaro, da Ciptur, começou no último dia 8 e segue até o próximo dia 14, quando é mais intenso o fluxo nesses espaços, que também estão sendo monitorados pelas equipes do centro de Operações Integradas (CIOP), que este ano tem como diferencial no esquema de segurança através do números 190 e 911 atendentes que falam inglês e espanhol, para facilitar a comunicação com os turistas internacionais. 

A Secretaria de Segurança Pública (SEGUP) também desenvolveu diversas outras estratégias de inteligência para a segurança do Círio, como o reforço policial no trajeto entre a esquina da Assis de Vasconcelos com a Serzedelo Correa, em que está o edifício Manoel Pinto da Silva, para acompanhar os romeiros da corda e evitar que esse importante símbolo do Círio seja 

Leia Também: 97% dos romeiros são contrários ao corte antecipado da corda do Círio de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário