quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Auto do Círio: Nossa Senhora, Quanta Luz!

Com 440 artistas em cena, a procissão do Auto do Círio 
foi acompanhada por cerca de duas mil pessoas em 2014
 Fotos: Agência Pará
Auto do Círio é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Pará que se realiza sempre na sexta-feira antecedente ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Este ano, o Vigésimo Primeiro Auto do Círio se realiza no dia 09 de outubro de 2015, com o tema Nossa Senhora, Quanta Luz! Nesta ocasião, artistas da cidade em plena integração ao
patrimônio histórico material de Belém, prestam sua homenagem à Virgem de Nazaré se integrando com as comemorações do Círio. Enquanto programa de extensão universitária, foi criado em 1993, pela Professora Zélia Amador de Deus, vice-reitora, juntamente com Margareth Refkalefsky, diretora do Núcleo de Arte da UFPA, hoje Instituto de Ciências da Arte, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua.

Em 2014, o cortejo envolveu 440 artistas com performances de teatro, música e carnaval, homenageando “Maria de Todas As Artes”
O projeto contou inicialmente com o teatrólogo Amir Haddad, que realizou a primeira oficina de Teatro de Rua para o Auto do Círio, e dirigiu as montagens de 1993 e 1994. A parir de 1995 até 2009 o projeto, já transformado em programa de extensão, passou a ser coordenado e dirigido pelo prof. Miguel Santa Brígida, que incluiu no cortejo elementos da música e da cultura popular reunidos em uma estética de matriz carnavalesca.

A cada ano ganha aspectos ainda mais marcantes das manifestações espetaculares paraenses, valorizando a participação de grupos quadrilheiros, pássaros juninos, carimbós, bumbás, carnavalescos entre outros. 

O Auto do Círio cria a possibilidade
das diversas linguagens artísticas
 homenagearem Nossa Senhora de Nazaré
O samba esteve presente nas músicas,
figurinos e adereços e carros alegóricos.










O vigésimo Auto do Círio, em 2014, trouxe à comunidade uma valorização do patrimônio de Belém, principalmente na Cidade Velha, local onde passou a se realizar, também, os ensaios para o Auto. 

Para 2015 essa relação entre a Cidade Velha e o Auto do Círio é plena e sentida quando ao ocupar as ruas de Belém, o cortejo é recebido pelos moradores que das varandas e janelas se emocionam, cantam junto e derramam sobre o cortejo o agradável banho de cheiro do Pará. 

Em 2014 o Auto do Círio contou com cerca de 300 artistas e envolveu um público de 40 mil pessoas. 

A tradição que transforma a devoção em beleza cênica e
cria uma nova concepção de romaria completou 20 anos em 2014
 
Cortejo - Se inicia na rua Dom Bosco/ Praça do Carmo, dia 9 de Outubro de 2015, às 19h seguindo pelas ruas Dr. Assis, rua Padre Champagnat /Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos.

Informações: TARIK COELHO (COORDENAÇÃO GERAL) 91- 9911498615 / tarikcoelho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário