|
Foto: Ronaldo Ferreira |
A
Festa do Çairé, considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais do Pará, promete, mais uma vez, surpreender turistas e nativos entre os dias 12 e 21 de setembro. A
programação 2015 está repleta de atrações nacionais, como a Banda Eva e a Aviões do Forró, mas também vai expressar a força da música paraense, com a participação especial da cantora global Lia Sophia. O momento mais esperado do Çairé é a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, que promete encantar os participantes do evento.
|
Boto Cor-de-Rosa / Foto Ronaldo Ferreira |
O Çairé é realizado todos os anos, no mês de setembro, na Vila de Alter do Chão, em Santarém, região turística do
Tapajós. A festa reúne elementos religiosos e inspirados na cultura dos índios Borari, primeiros habitantes daquele lugar paradisíaco.
A festividade teve início na Amazônia durante as missões de padres jesuítas, no final do século 17. Repleta de simbolismo, a mostra a influência do período colonial português, em que o arco do Çairé representa bem o símbolo que lembra um escudo português, louvando o Divino Espírito Santo.
|
Boto Tucuxi / Foto Ronaldo Ferreira |
A manifestação cultural era apenas uma procissão, que se conduzia o Çairé, um símbolo em semicírculo feito de cipó torcido, revestido de algodão e enfeitado com flores da região. Ao final do percurso, eram realizados uma reza e um jantar festivo. Com o passar do tempo, o Çairé teve algumas mudanças, novos rituais e elementos.
A Festa começa neste sábado, dia 12 de setembro, com a tradicional busca dos mastros, que representa a retirada de dois troncos de árvore na floresta que são deixados na Vila de Alter -do-Chão até o dia da abertura oficial do evento, dia 17 de setembro.
A parte religiosa ainda está presente nos dias atuais, e é misturada com os ritmos populares da região, o carimbó e o lundu. É marcada também pelo confronto entre os botos Cor-de-Rosa e Tucuxi, no Festival dos Botos do Çairé, que acontece no Sairódromo, na Vila de Alter do Chão, entre os dias 17 e 21 de setembro.
Benigna Soares com Maria Luisa Fonseca - DPRT/Setur-Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário