terça-feira, 15 de setembro de 2015

O olhar encantador da ilha do Combu

Vista para a ilha do Combu / Foto: Natália Guimarães (SETUR)
A Ilha do Combu fica a alguns minutos da cidade de Belém, e está situada às margens do rio Guamá. A ilha compreende uma área em que é possível avistar quase toda a orla da capital paraense. É visitada por diversas pessoas em qualquer época do ano, por se diferenciar da paisagem urbana, como automóveis, prédios, indústrias e ser um lugar que sofre influência das marés dos rios, e tem proximidade com a fauna, flora, e a cultura paraense.

      Moradia dos ribeirinhos     
Foto: Natália Guimarães (SETUR)
 

A ilha é constituída por cursos d'água, como os rios Bijogó, Guamá e Acará, o furo da Paciência e os igarapés do Combu e do Piriquitaquara. A comunidade ribeirinha, que vivem da pesca e dos recursos extraídos da floresta, sobretudo o açaí, encontrado por toda a ilha, caracteriza a população local da ilha do Combu. 

A beleza e a simplicidade da ilha acabam atraindo turistas e moradores da capital paraense, que sempre aproveitam um dia de sol com a família, ou amigos, sendo um programa tradicional na região, especialmente no período que são registradas altas temperaturas na capital.

Meio de transporte da ilha
Foto: Natália Guimarães (SETUR)
Na ilha do Combu é possível realizar atividades na natureza, através de caminhadas e passeios de barco. E pode-se encontrar também botos, cobras, bichos, preguiça, além de diversas espécies de macacos de pequeno porte.

O que fazer:

Os visitantes podem aproveitar a visita para tomar um banho de rio e apreciar a natureza. Para quem quer se aventurar ilha adentro tem as trilhas ecológicas, a atividade é feita sem acompanhamento de um guia, mas o visitante é orientado a respeitar a sinalização indicativa dos limites da trilha.

O que visitar:

Além de toda natureza exuberante que esta “do outro lado” da Metrópole Amazônica, encontra se pessoas como Dona Nena que produz chocolate caseiro 100% natural e totalmente artesanal, que rompeu as fronteiras da ilha.

Produtos feitos com chocolates 100% naturais da Dona Nena 
Foto: Natália Guimarães (SETUR)
Onde comer:

Nos restaurantes da Ilha do Combu, o cardápio é bastante variado. Os pratos com peixes típicos da região, como o filhote e a pescada amarela, estão entre os mais pedidos pelos clientes. Os mais tradicionais são a "Saldosa Maloca" e "Combu da Amazônia". O açaí, produzido na própria ilha, também está entre os destaques da culinária local.

Como chegar:

Os barcos para a ilha saem do porto na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém. Duração 15 min. Valor R$ 4,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário