segunda-feira, 21 de setembro de 2015

III Prêmio de Jornalismo em Turismo será lançado hoje na Estação das Docas

Considerado um dos maiores setores da economia do mundo, o turismo exerce papel fundamental para desenvolvimento e crescimento econômico. No período de 21 a 27 de setembro, comemora-se a Semana do Turismo. No dia 27 é celebrado o Dia Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo – OMT desde 1980.

Na próxima segunda-feira, 21 será realizada a palestra “O turismo e as mídias sociais”, ministrada pela jornalista Silvia Regina Oliveira Matar, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) e editora do site Matraqueando, especializado em viagens e gastronomia. 

O evento que ocorrer no Teatro Maria Sylvia Nunes na Estação das Docas é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seção Pará (Abrajet – Pará), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor – Pará) e da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação.

A programação que será aberta para estudantes de jornalismo e turismo, imprensa e autoridades do trade, terá ainda a cerimônia de posse da nova diretoria da Abrajet Pará no biênio 2016/2017. No Pará, a associação existe desde 2006, tendo representação ativa no Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur) e no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).

"O Governo do Estado reconhece o turismo como uma importante atividade econômica geradora de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida aos que vivem e aos que visitam o Pará. Este Prêmio simboliza esse reconhecimento e presta homenagens aos profissionais de comunicação e simpatizantes da causa em nome do pioneiro do turismo e do jornalismo especializado paraense em sua ligação com a Europa através de Portugal, o Comendador Joaquim Marques dos Reis. Que esta terceira edição renove o compromisso de todos os militantes do turismo do Pará em prol do desenvolvimento desta atividade", afirma Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará.

"Além da imprensa especializada e dos cadernos e programas de turismo da mídia tradicional, cada pessoa sempre foi uma importante peça na divulgação do turismo de uma cidade ou região. Agora, com as redes sociais, isso foi potencializado. Seja alguém que visitou ou um morador da região, publicando na rede e levando para centenas, às vezes milhares, de pessoas a sua experiência e estimulando outras a conhecer e fazer turismo, movimentando a economia. Nesse contexto, é importante debatermos o potencial, positivo e negativo, das redes na promoção do turismo", destaca o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin. 

“Temos como missão promover, divulgar e apoiar ações que visam o fortalecimento do turismo no Pará e no Brasil. E, pensando em formar futuros profissionais e fortalecer o setor teremos a Silvia Oliveira, da ABBV para uma palestra aberta para o público sobre a importância das mídias sociais no contexto da divulgação do turismo”, destaca Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará.

No dia 21, também será lançado III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. As inscrições para a palestra serão feitas no hall do Teatro Maria Silvia Nunes, a partir das 18h, no dia do evento. 

PALESTRANTE- Silvia Matar, palestrante do evento, é jornalista, travel blogger e mestre em turismo internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. É idealizadora e editora do blog Matraqueando (www.matraqueando.com.br) desde 2006. Já trabalhou como repórter e apresentadora das redes de televisão SBT e Globo. Escreve sobre turismo há mais de 15 anos com diversas reportagens publicadas em jornais e revistas. Autora de sete guias de viagens, entre eles "O Barato de Santiago" e "O Barato de Paris", atualmente é Presidente da ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem: www.abbv.net.br

A Entrada é Franca com direito a certificados para estudantes! 

Serviço:

Palestra “O turismo e as mídias sociais” 
Data: 21 de setembro de 2015

Horário: 18h

Local: Teatro Maria Sylvia Nunes – Armazém 3 – Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n – Campina – Belém/PA)
Inscrições gratuitas no local.

Texto: Fernanda Scaramuzzini e Benigna Soares - Abrajet Pará
Arte convite: Bryan Dourado - DPRT/Setur-Pará

CONHEÇA O PARÁ
Twitter: Visit Pará
Facebook: visitPara
Instagram: Visit Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário