quarta-feira, 23 de setembro de 2015

III Prêmio de Jornalismo em Turismo é lançado na Estação das Docas

O lançamento contou com a presença de representantes da Abrajet -
Seção Pará, da Setur, da Secom, do Sinjor e da Organização
 Social Pará 2000. 
Uma palestra com a jornalista paranaense e travel blogger Sílvia Oliveira marcou o lançamento da terceira edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, na noite desta segunda-feira, 22, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. Mestre em Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), Sílvia, que também é autora do blog de viagens “Matraqueando”, foi convidada pela organização do prêmio para palestrar sobre o tema “Turismo e Mídias Sociais”.

A jornalista e travel blogger Sílvia Oliveira ministrou
  a palestra “Turismo e Mídias Sociais”, que
abriu a cerimônia  de lançamento.
Ao falar das novas tendências do profissional de jornalismo voltado ao consumidor turista, Sílvia alertou para a importância do respeito aos princípios da informação, porém imprimindo uma opinião pessoal ao que ela definiu como uma “conversa amiga” com o leitor. Ela destacou aspectos comuns ao novo turista conectado como o acesso a agências online, a democratização da informação, o uso de smartphones, Ipad, kindles, e-readers, máquina digital e compartilhamento em tempo real.

Presidente da Abrajet-PA, Isa Arnour, Silvia Oliveira, da ABBV
 e Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará.
Ela também apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Four Pillars e Stikky Media, em junho de 2012, sobre os impactos das mídias sociais nas escolhas dos viajantes. Segundo o estudo, 85% usam smartphones como fonte de informação e conteúdo, 92% confiam na indicação de amigos, 52% mudaram seus planos de viagem após lerem opiniões em redes sociais, 33% mudaram o hotel escolhido e 53% foram influenciados por fotos do destino postado por amigos, no que Sílvia chama de “vontade que ter aquela experiência”.

Silvia Oliveira,  falou com a equipe da Amazon Sat sobre a
  importância das mídias sociais para divulgar o turismo.
Como presidente da Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem (ABBV), Sílvia destacou ainda a importância da transparência com o leitor, transparência com o mercado anunciante e respeito ao direito autoral. E falou das influências dos blogs na tomada de decisão dos turistas brasileiros: “70% dos turistas pesquisam informações em blogs de viagem. E do público que acessa esses conteúdos, 77% consultam dicas de hotéis e restaurantes, 69% lêem relatos de viagem, 52% buscam conhecer novos destinos e 15% estabelecer relações com outros viajantes”, informou.

Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
“O objetivo maior é homenagear este profissional, responsável por fazer a promoção, a divulgação, a comunicação e a informação do turismo chegar até ao viajante, ao consumidor final do produto turístico ou destino. O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” simboliza este reconhecimento e presta homenagens aos simpatizantes da causa em nome deste, que é o pioneiro do turismo e do jornalismo especializado paraense por sua ligação com a Europa, via Portugal", destacou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Secretário de Estado de Comunicação,
Daniel Nardin.
"O prêmio incentiva e estimula as pessoas a conhecerem o nosso estado por intermédio das matérias e reportagens que serão veiculadas. Além da imprensa especializada e dos cadernos e programas de turismo da mídia tradicional, cada pessoa é uma importante peça na divulgação do turismo de uma cidade ou região. Agora, com as redes sociais, isso foi potencializado”, destacou o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, ao falar da nova categoria de premiação.

O Point do Açaí foi o local escolhido para o almoço típico
oferecido  pela  Abrajet para Silvia Oliveira. 
As inscrições para o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” estarão abertas de outubro deste ano a março de 2016, em seis categorias: Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídias Sociais. A premiação dos vencedores será em junho do próximo ano.


Israel Pegado - Setur-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário