quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Exposição abre programação da 9ª Primavera dos Museus

Os visitantes estavam curiosos em saber os
detalhes de cada obra e se surpreenderam com
o tema da exposição: “Caldo Antropofágico”
A exposição “Caldo Antropofágico”, montada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, abriu na noite desta segunda-feira, 21, as atividades da 9ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que no Pará tem parceira com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM/Secult). A mostra segue aberta à visitação pública até o dia 27 de setembro.

A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Heldilene Reale, explica que esta exposição traz 15 obras, de 12 artistas locais e nacionais, entre eles Paulo Climachauska, Erli Fantini, Klinger de Carvalho e Jorge Eiró, entre outros. “São peças que pertencem ao acervo das Onze Janelas, a exceção da obra de Emanuel Franco. Elas vão ao encontro do tema da Primavera de Museus deste ano - ‘Museus e Memórias Indígenas’ - e trazem elementos como cuia, cipós e objetos que resgatam a memória indígena”, comenta Heldilene.

A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze
Janelas, Heldilene Reale, explica que as peças
pertencem ao acervo do museu, à exceção
da obra de Franco
A mostra contou com uma novidade: a inserção do “QR code” nas peças. O código "Quick Response" (Resposta Rápida) possibilita ao público obter maiores informações sobre cada item com o auxílio de um smartphone, como processo de criação, currículo do artista, entre outros. A ideia é utilizar o código nas próximas exposições do SIM/Secult e proporcionar uma visita mais completa aos acervos dos museus.

A 9ª Primavera dos Museus é um evento nacional promovido pelo
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que no Pará
tem como parceira a Secult
Os visitantes estavam curiosos em saber os detalhes de cada obra e se surpreenderam com o tema da exposição. “Eu vim particularmente pelo tema. A Primavera de Museus está dando voz aos indígenas, debatendo o modo de tratar a cultura, a questão social e econômica dessas sociedades. Ressignificar um assunto tão sério em forma de arte é encantador”, avalia a estudante do curso de Museologia, Sandra Rosa.

A 9ª Primavera de Museus promove exposições, palestras e oficinas no SIM/Secult até o dia 27 de setembro.

Leia mais: Agência Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário