sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Círio inspira exposições de joias e artesanato no Espaço São José Liberto

Bracelete "Passagens". Criação do design Felipe Braun.
Foto: João Ramid
Com o proposta de contribuir para o fortalecimento do turismo religioso do Estado do Pará, bem como de sua economia criativa nas áreas do artesanato religioso, joias e design, o Espaço São José Liberto (ESJL), por meio de uma agenda integrada, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e uma rede de parceiros, realizará duas exposições com acervos inéditos com o tema do Círio.

As atividades compreendem a agenda da programação cultural e turística da cidade para o Círio 2015, que, entre outros objetivos, pretende gerar negócios às micro empresas e empreendedores criativos que participam do Programa Polo Joalheiro do Pará, financiado pelo Governo do Pará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Exposição mostrará imagens pintadas a mão.
Foto: Ascom Igama
A partir da temática “Maria: fé, história, identidade cultural, design e artesanato religioso” serão promovidas duas exposições: a décima segunda edição da tradicional mostra “Joias de Nazaré”, de joias artesanais em ouro e prata com gemas, matéria-prima diferenciada e design contemporâneo; e a exposição “Nazaré e outras Marias”, que reúne imagens sacras em gesso pintadas a mão por artesãs paraenses.

O tema da exposição de joias inspiradas no Círio, este ano, é “Maria, luz do mundo”. Com cerca de 80 joias exclusivas, criadas e produzidas por empreendedores criativos, designers, ourives, lapidários e demais profissionais do Programa Polo Joalheiro do Pará, as joias ficarão expostas para comercialização na área de exposição da Casa do Artesão do ESJL, de 1º a 31 de outubro.

Já a mostra “Nazaré e outras Marias” reúne 50 imagens de Nossa Senhora, pintadas à mão pela EntreSantos Artesanato, que reúne seis artesãs paraenses. A exposição inédita ficará aberta ao público na época em que Belém festeja o Círio de Nazaré, de 1º de outubro a dois de novembro de 2015, na Capela do São José Liberto. As imagens também serão comercializadas.

Leia mais: Espaço São José Liberto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário