sábado, 26 de setembro de 2015

Círio de Nazaré na pauta da ABAV em São Paulo

O Círio de Nazaré foi case apresentado na ABAV
Faltam apenas 15 dias para o maior evento turístico religioso da Amazônia, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece ao longo do mês de outubro com as procissões principais entre os dias 9 e 11. O evento, que segundo a Secretaria de Turismo do Pará deve levar ao estado 84 mil turistas e injetar cerca de US$ 30 milhões na economia paraense, foi referenciado muitas vezes nas programações da Expo Internacional de Turismo – ABAV, que começou no último dia 24 e encerra neste sábado, dia 26, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Promovido pela equipe de marketing da Setur durante a reunião do Fornatur, em palestras diversas ao longo da programação da ABAV, o Círio foi citado como case de sucesso como evento turístico pela especialista no assunto, Laura Santi, que proferiu a palestra “Turismo Religioso”, na última sexta-feira, dia 25, na Sala 2 – Conhecimento, espaço que integra o Congresso ABAV de Turismo.

Joy Colares, secretário adjunto de Turismo do Pará, Alvaro do Espírito Santo, coordenador do Prodetur Pará, Edna Rocha, presidente da ABAV Pará e outros representantes paraenses prestigiaram a palestra de Laura Santi. A palestrante é mestre em Ciência da Informação, consultora docente e pesquisadora nas áreas de turismo, hotelaria, alimentos e bebidas, há 20 anos professora da PUC de Campinas e Senac Águas de São Pedro.

Palestrantes da Sala de Conhecimento com Joy Colares, da Setur-PA
“Uma oportunidade para divulgarmos o Círio de Nazaré”, explicou Joy, que na oportunidade realizou uma ação de promoção do Círio, com distribuição de material promocional do Pará, que inclui uma revista em quadrinhos que narra a história dessa impressionante manifestação religiosa.

Feira das Américas - Entre as inúmeras da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, os profissionais do setor e convidados vivenciaram durante esses três dias um pouco de como funciona este setor, que movimenta 52 segmentos da economia. A feira é a tradicional passarela na qual desfilam os melhores atrativos turísticos naturais e culturais, do Brasil e do exterior, em disputa pela atenção do público profissional visitante. Agrega em sua programação o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. Reuniu cerca de 3,5 mil marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências, que marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016. 

Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano. Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

O evento aponta também as tendências do setor em um cenário de dificuldades econômicas. Algumas questões poderão ser respondidas por especialistas e maiores autoridades do setor, como o que acontecerá com a desvalorização do real, como ficarão os preços praticados em dólar (passagens aéreas internacionais, diárias hoteleiras, locação de automóveis, cruzeiros marítimos, pacotes turísticos, entre outros itens de consumo). Como ficará o comportamento do consumidor? Compensa viajar para o exterior agora? E os jogos olímpicos, ajudarão a atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.

É neste ambiente que o Pará está inserido, expondo a cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios aos que buscam, na Amazônia, oportunidades de vivenciar, comprar, comercializar ou simplesmente apreciar os produtos turísticos de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Benigna Soares - DPRT/Setur-Pará com Ascom ABAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário