terça-feira, 22 de setembro de 2015

Boto Tucuxi é o campeão do Çairé 2015

Apresentação do Boto Tucuxi durante o Festival dos Botos na
noite de sábado (19), no Çairódromo, Vila de Alter do Chão.
(Foto: Agência Pará )
O Boto Tucuxi é o grande campeão do Çairé 2015. O resultado saiu na noite desta segunda-feira, 21, após uma hora de apuração acompanhada por representantes das duas agremiações no Çairódromo, espaço onde acontecem as disputas entre os grupos, na vila de Alter do Chão, a 37 quilômetros de Santarém. A competição entre os botos integra a festividade do Çairé desde 1999 e todos os anos atrai milhares de pessoas ao balneário, conhecido como o Caribe da Amazônia. Pela manhã, o ritual de derrubada dos mastros marcou o encerramento das celebrações religiosas em honra ao Divino Espírito Santo, representado pelo símbolo maior o evento: o arco do Çairé.

O Tucuxi abusou das cores e levou mais de 700 brincantes
 para  o Çairódromo.
 (Foto: Tamara Saré / Divulgação)
As duas apresentações dos botos foram avaliadas por três jurados de fora do município. Eles pontuaram os dois botos em 16 itens de destaques: Apresentador, Cantador, Rainha do Sairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do conjunto folclórico, Alegorias, Letra e música, Ritual e Torcida, Evolução e Sedução. 

Chegada da Rainha do Lago Verde.
(Foto: Tamara Saré / Divulgação)
Ao final da apuração, o Boto Tucuxi obteve 475 pontos e o Boto Cor-de-Rosa 456 pontos. As duas torcidas acompanharam de perto a apuração e vibravam a cada nota anunciada. Um telão ao fundo do palco mostrava a divulgação das notas em tempo real.

O Festival dos Botos, que representa o lado profano da Festa do Çairé, aconteceu na noite do último sábado, 19. O Cor-de-Rosa foi o primeiro a se apresentar e levou para o Lago dos Botos o tema "Carimbó, a festança do Çairé". Mais de 700 brincantes e oito alegorias contaram a história do ritmo que já está incorporado ao DNA paraense e que se tornou, em setembro de 2014, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: o carimbó.

O Tucuxi se apresentou defendendo o tema
"Encantos da Amazônia".(Foto: Tamara Saré / Divulgação)
O Tucuxi foi o segundo a se apresentar defendendo o tema "Encanto da Amazônia". O boto abusou das cores e levou mais de 700 brincantes para o Çairódromo. A encenação de um ritual de iniciação indígena abriu a apresentação, marcada pela utilização de alegorias gigantescas. Uma enorme barca trouxe o símbolo do Divino Espírito Santo e de dentro dela saiu a Rainha do Çairé, interpretada por Ana Lucila. A cena lembrou o rito religioso do Çairé, onde a Saraipora carrega o arco da Santíssima Trindade, símbolo máximo da festa. 

Leia mais: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário