quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Setur capacita comunidade quilombola em Igarapé-Açu

Como parte do trabalho de desenvolvimento e estruturação da Rota Turística Belém-Bragança, a Secretaria do Estado de Turismo (Setur) conclui, nesta sexta-feira (21), os cursos de capacitação em “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” e “Estamparia Afro”, ofertados para a comunidade quilombola “Nossa Senhora do Livramento”, no município de Igarapé-Açu. O encerramento dos trabalhos, realizado pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), contará com a presença do titular da Setur, Adenauer Góes.

Realizados entre os dias 17 e 21 de agosto, os cursos tem como objetivo principal aprimorar a produção de alimentos e do artesanato, uma vez que estes são os meios para geração de renda, utilizados pela comunidade local, e que futuramente, farão parte dos produtos ofertados ao turista que percorre a Rota Turística Belém-Bragança, promovendo o desenvolvimento econômico e social ao longo de seu percurso.

O PEQTur parte da premissa que é necessário oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo, uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, com vistas a integrar, favoravelmente, o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, atentando para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos, numa perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Rota - A rota turística e cultural Belém-Bragança, que parte de Belém pela Rodovia BR-316, é composta por 13 municípios do polo turístico Amazônia Atlântica. O processo passa pela organização do Estado, mas fundamentalmente do empresário e do cidadão, no que possa significar desenvolvimento, a partir de uma estratégia, trazendo cada vez mais impactos positivos para a economia local. A ideia é que o fluxo que passa pela BR-316 possa ser desviado para os atrativos dos municípios, através da sinalização turística, promoção e divulgação da rota, além de informações disponibilizadas a partir de aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem esses destinos.

As oportunidades de negócios são muitas. Incluem restaurantes, cerâmica, pontos de venda de artesanato, hortifrutigranjeiros, especiarias como queijo caseiro, compotas, entre outros e balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas em seus municípios. O turismo é um setor que agrega valor na maioria das demais atividades produtivas, e abrirá inúmeras oportunidades aos 13 municípios que compõem a rota.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

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