sábado, 1 de agosto de 2015

Festival das Tribos 2015

O município de Juruti, da região turística do Tapajós, é cenário mais uma vez do Festribal - Festival das Tribos Indígenas de Juruti. O duelo cultural entre as Tribos Munduruku e Muirapinima teve início na última sexta dia 31 com apresentação das Tribos Mirins. Neste sábado, cerca de 20 mil pessoas estiveram reunidas no Tribódromo montado pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado para prestigiar o espetáculo.

Turistas de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Roraima, Amazonas, e outros estados do Brasil visitam Juruti neste período do ano.

Edson Batista, presidente da Tribo Munduruku
Além de fortalecer o turismo na região, o evento também incrementa a economia local. Para assegurar esse fortalecimento o Governo do Estado firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Juruti com repasse de 150 mil reais, para investimentos no evento, conforme informou Telma Guerreiro, representante do Governo do Pará. O evento também tem apoio promocional da Secretaria de Estado de Turismo do Pará – Setur-PA.

Edson Batista, presidente da Tribo Munduruku em Juruti nos preparativos do Festribal afirmou:  “Juruti neste momento respira cultura indígena do nosso povo”.

O comercio de Juruti aquece nesta época do ano por causa do Festival das Tribos Indígenas.

Dona Carmem Barroso Pereira
fundadora da Tribo Munduruku


Dona Carmem Barroso Pereira aos 80 anos de idade se orgulha de ter idealizado o ritual da Tribo Munduruku, em 1993 que deu início à competição com os dançarinos do então grupo “Vai ou Racha”, hoje Muirapinima. “Foi a maior coisa que fiz na minha vida. O resultado é esse festival que para nós é muito significativo”.

Família da Dona Carmem, fundadora da Tribo Munduruku unida pelo Bi Campeonato, embora a Tribo já tenha em outras épocas acumulado cinco vitórias seguidas. Diz Dona Carmem que neste período do ano recebe em casa filhos, netos, amigos e novos visitantes de outros estados.

Repórter Joyce Ipiranga da Amazon Sat
A repórter Joyce Ipiranga da Amazon Sat, convidada pela Setur para cobrir o evento disse estar contagiada com o clima festivo de Juruti. A jornalista grava em igarapés, lojas de artesanatos, balneários e demais pontos turísticos para dois programas da TV. O Estação Turismo e o Viagens pela Amazônia.

Equipe da Amazon Sat e Setur com a fundadora da Tribo
Munduruku e o vice-presidente Alex Guedes.












Os participantes do Festribal aproveitam para conhecer os principais atrativos turísticos de Juruti a exemplo de:

Lago Grande do Salé - A dez minutos da cidade, de carro ou de moto, você vai encontrar com uma das mais exóticas paisagens de Juruti, o balneário da Ponte, igarapé de águas límpidas e geladas, e ainda pode contar com o serviço de restaurante, além de poder se deleitar com a natureza exuberante.

Lago do Jará - Um dos mais populares balneários da cidade, é formado pelo lago do Jará. Seus segredos e lendas encantam os visitantes e o passeio de canoa é um dos destaques, especialmente no final da tarde.

Praia do formigão (Juruti Velho) - Localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de cinco horas de barco, ela surge no período de seca do rio, formando imensas pontas de areia que se estendem até o meio do lago.


Texto e Fotos: Benigna Soares - DPRT-Setur-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário