segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Círio Fluvial de Santo Antônio em Oriximiná

Imagem de Santo Antônio,
padroeiro de Oriximiná. 
Centenas de embarcações e romeiros participaram, neste domingo (02), do Círio Fluvial Noturno de Oriximiná. A festividade em homenagem ao Santo Antônio, padroeiro do município, ocorre anualmente e atrai fieis de várias partes do Brasil para esta região  do Tapajós. 

Antes de seguir em procissão a imagem secular recebe homenagens dos ribeirinhos nas comunidades de Oriximiná. Onde é protegida, antes de sair da comunidade Aimim, por doze apóstolos. Meninas e meninos vestidos de anjos também embarcam com a imagem. Outras imagens acompanham o padroeiro de Oriximiná e inspiram os devotos em suas promessas e reverencias. 

Os 12 apóstolos que protegem a imagem de Santo
Antônio e representam as comunidades de Oriximiná.


Ao longo da tarde, embarcações de vários tamanhos seguem para a comunidade de Aimim. Enquanto isso, promesseiros soltam no rio, milhares de velas coloridas para iluminar o trajeto do Círio. Em cada vela um pedido, um agradecimento, uma promessa ou simplesmente um gesto de fé e devoção de um ribeirinho nativo ou turista. Como conta Tirço Picanço, Secretário de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer de Oriximiná. 

Outras imagens acompanha o padroeiro de
Oriximiná e inspiram os devotos em suas
promessas e reverencias
.
Após percorrer cerca de 4 horas de viagem a imagem deixa a embarcação na Orla de Oriximiná, onde é recebida com festa e segue em procissão até a Igreja Matriz de Santo Antônio. Lá milhares de fieis assistem a missa que este ano foi concelebrada por padres que vieram da Europa e até da Ásia. 

O círio de Oriximiná, que desde 1946 deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial é um dos eventos turísticos religiosos mais importantes da região, tem apoio promocional da Diretoria de Produtos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo do Pará – Setur-PA, que este ano realizou a cobertura do evento com apoio do Grupo Amazon Sat de Comunicação. A reportagem será exibida nos programas Estação Turismo, Viagem pela Amazônia e outras ferramentas de comunicação do grupo. 

Ao longo da tarde embarcações de vários
tamanhos seguem para a comunidade
Aimim, de onde saem em procissão.
O círio fluvial é também um catalisador do fluxo turístico para Oriximiná, que entre seus principais atrativos estão praias, lagos e cachoeiras. Além disso, o município abriga a Reserva Biológica do Trombetas e a Floresta Nacional de Saracá-Taqueira, onde é possível observar a fauna e flora amazônica. 

Entre seus principais atrativos estão: 

Praia do Caipuru: Durante a época de vazante dos rios Amazônicos, uma pequena faixa de areia se forma no Lago do Caipuru, comunicando-se com o rio Trombetas. Seu acesso é somente via fluvial em embarcações particulares ou fretadas. 

Cachoeira do Jurutarana: É uma queda d’agua de mais de 10 metros de altura. De todas as cachoeiras é a de mais fácil acesso, apenas 40 minutos do centro da cidade por via rodoviária. 

Por do Sol do rio Trombetas - Oriximiná Pará
Cachoeira da Porteira: Também é bastante procurada por turistas, pois é ligada a um porto fluvial e possui pista de pouso. Localiza-se próximo a Reserva Biológica do Trombetas, perto da área de desova das tartarugas. Há também uma estrada de acesso às trilhas que levam aos igarapés no meio da floresta. 

Cachoeira do Chuvisco: Uma queda de 26 metros projetada de uma gruta no rio Erepecuru. 

Lago do Iripixi: Este lago possui águas cristalinas durante o verão e faixas de areias finas que formam uma pequena praia. Um ótimo local para praticar esportes náuticos e pesca esportiva. 


Texto : Benigna Soares com Natália Guimarães - DPRT-Setur-PA 
Fotos: Benigna Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário